Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC3.8 - POLÍTICA DE SAÚDE BUCAL: ACESSO E QUALIDADE NOS TERRITÓRIOS DE SAÚDE

38633 - PRESENÇA E EXTENSÃO DOS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL DE FLORIANÓPOLIS, SC.
VALESKA MADDALOZZO PIVATTO - UFPEL, DENISE SILVA DA SILVEIRA - UFPEL


Apresentação/Introdução
A avaliação contínua e processual dos atributos da APS é fundamental para a qualificação dos serviços de saúde e definição de diretrizes governamentais para o alcance de um sistema de saúde universal, equânime e integral. Pesquisas destinadas à avaliação dos serviços bucais são relevantes para o aperfeiçoamento e para o alcance dos princípios e diretrizes do SUS.

Objetivos
Com base em um estudo transversal descritivo, a presente pesquisa examinou a presença e a extensão dos atributos essenciais e derivados da APS, na perspectiva dos cirurgiões-dentistas (CD) dos serviços de saúde bucal de Florianópolis-SC.

Metodologia
A coleta de dados ocorreu durante reunião ordinária dos cirurgiões-dentistas em outubro/2021. Tal reunião aconteceu de forma remota e síncrona e 76 CD responderam a um questionário online de perfil sociodemográfico e de formação/trabalho profissional, e ao instrumento PCATool Brasil Saúde Bucal (taxa de respostas de 95%). O público alvo que não estava presente foi contatado individualmente via email. As respostas foram recebidas por 60 dias. Após concluída a etapa de coleta de dados, o banco de dados foi organizado em planilha do software Microsoft Excel®, editado, limpo e exportado para o pacote estatístico STATA versão 13®. A análise dos dados ocorreu de outubro/2021 à fevereiro/2022.

Resultados
Considerando todos os entrevistados, o escore geral do PCATool Brasil SB foi de 6,7 e dos atributos essenciais de 7,2, indicando serviços orientados para a APS. Entre os atributos essenciais, ressalta-se positivamente os escores médios da “integralidade”, tanto para “serviços disponíveis” quanto para “serviços prestados” e da “coordenação do cuidado (sistema de informação)”. Em um outro extremo, menores valores foram atribuídos ao “acesso de primeiro contato (acessibilidade)” e à “longitudinalidade”. Referente aos atributos derivados, os escores médios de “orientação comunitária” e “competência cultural” também situam-se abaixo do ponto de corte estabelecido pelo instrumento de 6,6.

Conclusões/Considerações
O PCATool é um instrumento validado para o Brasil que permite estudos comparativos ao longo dos anos e entre diferentes realidades. O resultado da pesquisa demonstra que os serviços SB de Florianópolis estão orientados para a APS. A variabilidade dos escores e seus valores limítrofes refletem uma APS ainda em construção na área da saúde bucal, com os atributos parcialmente incorporados ao processo de trabalho das eSB.