SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)
|
43659 - PERFIL ACADÊMICO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROGRAMA ACADEMIA CARIOCA ATUANTES ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO RENAN ROCHA DIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, LARISSA TORRES SANTOS ALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, IGOR CAMPOS BRAGA TOREA OTERO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, RODRIGO DE SOUZA CARDOSO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, WAGNER ALVES DE OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, MARCIA BORGES DE ALBERGARIA - UNISAUDE EDUCACIONAL, GEISE LIMA AZEVEDO MEDEIROS DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, JOSÉ AUGUSTO GUIMARÃES DE OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, JUNIA CARDOSO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Apresentação/Introdução A implantação do Programa Academia Carioca em 2009, pela Secretaria Municipal de Saúde, com base em uma estratégia de expansão da atividade física vinculada as unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), inseriu o Profissional de Educação Física (PEF) nesse contexto. Estar na APS exige do profissional uma atuação em consonância com os princípios do SUS o que as vezes acaba não ocorre na prática.
Objetivos Analisar o perfil acadêmico dos PEF do Programa Academia Carioca que atuam nesse cenário de APS do município do Rio de Janeiro.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento transversal, abordagem quantitativa e que utilizou um questionário semiestruturado, de autopreenchimento eletrônico e adaptado pelo próprio autor como instrumento de coleta dos dados. Fizeram parte do estudo 77 PEF, destes, 50,6% do sexo feminino com média de idade de 35,7±5,9 (Mínimo: 28; Máximo: 55) e 49,4% do sexo masculino com média de idade de 37,5±6,6 anos (Mínimo: 25; Máximo: 56).
Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e quanto a sua distribuição e frequência utilizando o pacote estatístico IBM Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 16.
Resultados Dos participantes, 72,7% são de universidades privadas e 27,35 de universidades públicas. Uma grande maioria dos participantes (67,5%) se graduaram nas seguintes universidades: Universidade Castelo Branco 16,88%; Universidade Federal do Rio de Janeiro 14,2%; Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos 14,2%; Centro Universitário Augusto Motta 11,68% e Universidade Estácio de Sá 10,38%. Quanto a habilitação profissional 85% dos participantes possui Licenciatura Plena e Desportos (anterior a 2004) e 14,3% Bacharel em Educação Física. Quando perguntados se eles possuíam ou estavam cursando outra graduação, 88% responderam que não, 7,7% responderam que estavam cursando e 3,8% responderam sim.
Conclusões/Considerações O estudo evidenciou que a maioria dos PEF vieram de universidades privadas. Evidenciou também uma predominância para os profissionais que realizaram a Licenciatura Plena e Despostos o que mostra um corpo de profissionais graduado anterior ao ano de 2004, sendo a minoria, recém formado. Cabe ressaltar que dentre os participantes há, ainda que poucos, profissionais que possuem outra área de formação além da educação física.
|