SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)
|
43538 - PROJETO SAÚDE JOVEM 15-24: APROXIMAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS (HSH) COM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA DE COMBATE AS IST DURANTE A PANDEMIA. AGATHA MORGANA BERTOTI DA SILVA - IMS/UFBA, STEFANIE MARINA CORREIA CAIRO - IMS/UFBA, LAIO MAGNO - ISC/UFBA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA/UFBA, FABIANE SOARES - ISC/UFBA, LUCAS MIRANDA MARQUES - IMS/UFBA, DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA/UESC, DANIELLE SOUTO MEDEIROS - IMS/UFBA, GUILHERME BARRETO CAMPOS - IMS/UFBA
Período de Realização O projeto de pesquisa Saúde Jovem 15-24 foi realizado de Maio a Dezembro de 2021.
Objeto da experiência Este trabalho objetiva relatar experiências relacionadas à coleta de dados da pesquisa realizada no Centro de Atenção e Apoio a Vida (CAAV).
Objetivos Descrever o uso da técnica de amostragem respondent-driven sampling (RDS) para o recrutamento de adolescentes e jovens homens que fazem sexo com homens (HSH), além de descrever as experiências vivenciadas pela equipe de campo durante o recrutamento e a coleta de dados durante a pandemia.
Metodologia A população do estudo consistiu em HSH de 15 a 24 anos que residiam em Vitória da Conquista – Bahia, e a estratégia de captação foi o RDS, amostragem dirigida pelo próprio participante. No CAAV, centro de referência para detecção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), os praticantes eram encaminhados para aplicação dos questionários sociocomportamental e de avaliação clínica, além da coleta de amostras clínicas pela equipe de campo, composta por profissionais do serviço.
Resultados Participaram 111 HSH de 15 a 24 anos. O RDS facilitou o recrutamento da população alvo, uma vez que o convite realizado pelo próprio participante aumentou a confiança para os seguintes. Alguns participantes não conheciam o serviço de referência e não sabiam da oferta de testes para IST, dos tratamentos e das formas de prevenção, Profilaxia Pré-Exposição e Profilaxia Pós-Exposição. Aqueles que relataram conhecer o serviço tinham resistência para frequentar por vergonha, medo ou desconhecimento.
Análise Crítica A amostragem dirigida pelo participante foi uma estratégia de recrutamento importante da população de adolescentes e jovens, uma vez que esses indivíduos apresentam resistência para frequentar os serviços de saúde, especialmente aqueles que objetivam identificar IST, como o HIV. Além disso, o projeto intensificou a aproximação desses indivíduos com o serviço de referência durante a pandemia, através da captação de participantes que necessitavam de tratamento e acompanhamento multiprofissional.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que a organização do serviço de referência, a abordagem com foco na prevenção e a formação dos profissionais ampliaram o acesso e promoveram a sensibilização dos próximos convidados na abordagem do RDS durante a pandemia. Ademais, é importante que os serviços de referências sejam ambientes acolhedores e livres de discriminação para favorecer a redução das iniquidades no acesso aos serviços de saúde.
|