Sessão Assíncrona


SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)

42682 - SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA ADOLESCENTES
IORRANA VITÓRIA ROCHA - UNESC, LETICIA FELIPE MILAK - UNESC, CRISTINA KERN - UNESC, RICHARLES SOUZA DE CARVALHO - UNESC, IONÁ VIEIRA BEZ BIROLO - UNESC, BRENDA ROANI CARDOSO - UNESC, BEATRIZ DE MELLO - UNESC


Período de Realização
O projeto está sendo desenvolvido desde 12/04/2021 e tem previsão para finalização em 28/02/2023.


Objeto da experiência
A estratégia de educação sexual e reprodutiva contribuiu para a aprendizagem compartilhada entre jovens, visando a redução da vulnerabilidade.


Objetivos
Educação preventiva acerca de possíveis riscos relacionados à sexualidade, envolvendo conhecimentos de diferentes áreas e diversas dimensões: afetivas, éticas, socioculturais e de saúde.

Metodologia
Foi desenvolvido pesquisas sobre a temática abordada para construção do método de abordagem e material pedagógico para o desenvolvimento da atividade. As oficinas de contextualização das temáticas sobre sexualidade foram realizadas pelo método freireano, com aplicação de rodas de conversas, cujo conhecimento a respeito também deverá ser apropriado pela equipe. As oficinas foram realizadas por acadêmicas dos cursos de psicologia e enfermagem, supervisionados pelos professores orientadores.

Resultados
Construímos um espaço saudável e livre para a pluralidade cultural, e para as descobertas. Por meio dos debates e das oficinas aprimoramos, fortalecemos e priorizamos a boa conexão entre escola-família-comunidade, principalmente com a desconstrução dos estereótipos discriminatórios nos espaços escolares, bem como promovendo a compreensão da importância e complexidade do tema da sexualidade.

Análise Crítica
O Projeto buscou a integração saúde-educação e privilegiou a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo. Quanto à forma de intervenção, sabe-se que a informação científica por si só, embora seja um direito, não é uma verdade que orienta escolhas racionais, nem é suficiente para aumentar a liberdade de decisão das pessoas.


Conclusões e/ou Recomendações
Uma vez que os adolescentes vêm demonstrando um apelo à sexualidade em idades mais precoces, notamos a necessidade desta intervenção. Podemos perceber no decorrer dos encontros a carência de informação vinda dos adolescentes e a necessidade de ampliação do projeto em demais escolas da região. Percebemos também o interesse dos pais e professores a respeito da atividade desenvolvida e a necessidade desde auxílio para os mesmos.