Sessão Assíncrona


SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)

42184 - QUEIMADAS NO RIO GRANDE DO NORTE: ANÁLISE SITUACIONAL E ATUAÇÃO DA SUBCOORDENADORIA DE VIGIL NCIA AMBIENTAL (SUVAM/CVS/SESAP-RN)
BEATRIZ CAVALCANTE DA SILVA - SESAP/RN, JANY KELLY FERNANDES DE ARAÚJO - SESAP/RN, ANA CRISTINA DA COSTA ADVÍNCULA - SESAP/RN, GUSTAVO SOARES DE ARAÚJO - SESAP/RN, ALINE ROCHA DE PAIVA COSTA - SESAP/RN, LUANNA ROBERTA PAIVA DE OLIVEIRA - SESAP/RN, ARTHUR JORGE DE ARAÚJO - SESAP/RN, ISLANY DYNARA DIÓGENES SILVA - SESAP/RN, ALICE EDUARDA BEZERRA DO NASCIMENTO - UFRN, KYZZA CALINE FREITAS DE OLIVEIRA - SESAP/RN


Período de Realização
De 03 de janeiro a 02 de junho de 2022.

Objeto da experiência
Realização de análise situacional e de ações intra e intersetoriais pela Vigilância em Saúde Ambiental do RN em situações de queimadas.

Objetivos
Realizar análise situacional das queimadas no RN, a partir de indicadores ambientais e de saúde; apresentar as ações que têm sido realizadas pela Vigilância Ambiental do estado para a prevenção, monitoramento e controle das queimadas e subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Queimadas do RN.

Metodologia
Foram avaliados indicadores ambientais (número de focos de calor absoluto e relativo à área territorial), de saúde (coeficiente de mortalidade por doenças relacionadas à poluição do ar; taxas de internação por doenças respiratórias; taxas de morbimortalidade por doenças cardiovasculares) e mapa de calor dos focos de queimadas. Além da avaliação dos indicadores e mapa de calor, foram analisadas as ações relativas a queimadas desenvolvidas pela Vigilância Ambiental para compor um Plano Estadual.

Resultados
A análise situacional das queimadas no RN aponta a 2ª e 6ª regiões de saúde (sediadas em Mossoró e Pau dos Ferros) como prioritárias e o período de outubro a janeiro com maior frequência de focos de calor. Elaborou-se plano estadual de queimadas, foi feita apresentação em mesa redonda da Semana Estadual de Meio Ambiente, houve participação no Seminário Nacional de Preparação do Setor Saúde para a Estação de Queimadas e em trabalhos do Plano RN sem Chamas.

Análise Crítica
É necessário fortalecer os processos de qualificação, articulação e desenvolvimento de ações nas regiões de saúde prioritárias. O período de maior frequência de focos de calor no RN difere do da maioria dos estados (junho a novembro), exigindo planejamento estadual específico, mas alinhado às ações nacionais. A articulação intra e intersetorial da Vigilância Ambiental progrediu, mas é preciso fortalecê-la e desenvolver as ações previstas nos planos estaduais sobre queimadas.

Conclusões e/ou Recomendações
A elaboração da análise situacional e o desenvolvimento de ações da Vigilância Ambiental junto com outros órgãos são importantes fundamentos para a prevenção e controle das queimadas no RN. Porém, é preciso implementar os planos elaborados; subsidiar o setor saúde para assistência e promoção à saúde da população; planejar e executar ações de preparação, resposta e recuperação e fomentar a comunicação de alertas de risco em situações de queimadas.