Sessão Assíncrona


SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)

41516 - OFICINA SENTIDO E IMAGEM: USO DA FOTOGRAFIA PARA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA
ALEXANDRE COUTINHO DE MELO - UFSJ, DOUGLAS FRANCKLIN SANTOS CARVALHO - UFSJ, CAROLINE TELES VELERIANO - UFSJ, JOÃO PAULO SANTANA DA SILVA - UFSJ, NATHÁLIA MAXIMIANO SOARES MACIEL - UFSJ, RÚBIA LIMA BRANDÃO - UFSJ, TATIANE APARECIDA DE SOUZA GONÇALVES - UFSJ, PAULO SÉRGIO DOS PRAZERES - UFSJ, ELAINE CRISTINA DIAS FRANCO - UFSJ


Período de Realização
Oficina em andamento com início no dia 01 de abril


Objeto da experiência
Oficina com adolescentes assistidos pela Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente na ESF Icaraí em Divinópolis, Minas Gerais


Objetivos
Produzir reflexões sobre a relação e posição dos adolescentes com o território onde encontram-se capazes de fomentar novas narrativas, diferentes dos discursos já impostos, possibilitando novas formas de se reconhecer como sujeito participativo na sociedade através da produção autoral e artística.


Metodologia
Oficina realizada pela Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente, da Universidade Federal de São João Del Rei, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, Minas Gerais, a qual atua na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Icaraí. Busca-se compreender a visão e sensibilidade dos adolescentes em relação ao seu território através da fotografia em caminhadas no bairro. As fotografias estão sendo expostas na ESF e apresentadas pelos adolescentes para a comunidade.


Resultados
Através da oficina sentido e imagem, os adolescentes expõem as potências e fragilidades que percebem no território, bem como as dificuldades e insatisfações pessoais percebidas não de maneira natural, mas no lugar de desconforto. Ademais, a fotografia promove a saúde desses indivíduos, uma vez que eles se tornam mais confiantes e autônomos como percebido na evolução de um determinado adolescente que antes sentia-se “inútil” e agora se declara como “fotógrafo oficial” da equipe de residência.


Análise Crítica
A adolescência, como processo de construção da identidade, traz muitas tarefas que o jovem terá de cumprir rumo à aquisição da personalidade adulta. A falta de espaços aos quais possam recorrer tornam-lhes mais inseguros. Para tanto, espaços onde esses indivíduos possam se expressar de forma ampla e se reconhecerem como protagonistas para a transformação do seu território são importantes para construir ações e reflexões, possibilitando o levantamento de problemas e gerando conhecimentos.


Conclusões e/ou Recomendações
A oficina proporciona a construção de vínculos que propiciam o compartilhamento de histórias, questionamentos e afetos além de reconhecer como os adolescentes são afetados pelo território e o que buscam nesse meio, sendo, portanto, de grande relevância no acolhimento ao adolescente por ser um método de promoção da saúde não convencional capaz de aproximar esses usuários com a rede.