Sessão Assíncrona


SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)

41163 - JANEIRO ROXO: AÇÃO EDUCATIVA SOBRE HANSENÍASE
BEATRIZ DAVINI SALES REBOUÇAS - UECE, DANIEL DE AGUIAR RODRIGUES - UECE, JANIEL FERREIRA FELÍCIO - UECE, ANTÔNIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE


Período de Realização
O presente relato de experiência consta uma ação de educação em saúde desenvolvida em janeiro de 2020.

Objeto da experiência
Uma ação educativa sobre o Janeiro Roxo e a conscientização da Hanseníase desenvolvida por internos de enfermagem.

Objetivos
Relatar a experiência de graduandos internos de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no desenvolvimento de uma ação educativa sobre o Janeiro Roxo e a conscientização da Hanseníase.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por duas acadêmicas do Curso de Graduação em Enfermagem na UECE em período de internato. A educação em saúde foi desenvolvida em janeiro de 2020 em uma Unidade de Saúde da Família (USF) localizada em Fortaleza, Ceará. A ação educativa foi realizada na sala de espera da unidade de forma oral, dialogada e com o uso de dinâmica. Utilizou-se cartazes atrativos sobre os sinais e sintomas da hanseníase e a forma de transmissão.

Resultados
A atividade de educação em saúde sobre o Janeiro Roxo contou com a participação de aproximadamente 15 usuários que aguardavam atendimento na USF, com idades variadas, entre adolescentes e adultos. Durante o diálogo, observou-se que muitos não sabem ao certo do que se trata a hanseníase e ainda fazem uso de termos como “lepra” ao se referir a doença. A dinâmica de verdade ou mito realizada ao final, evidenciou que os usuários compreenderam a mensagem compartilhada e se tornarão multiplicadores.

Análise Crítica
Observa-se que a falta de informação leva a população uma visão estigmatizada, preconceituosa e amedrontadora em relação ao diagnóstico, assim, muitos mostraram-se surpresos ao saber que iniciando o tratamento, o usuário já não transmite mais o patógeno. Ademais, momentos como esse permitem ao Sistema de saúde um maior vínculo com os usuários e o empoderamento da comunidade no seu processo de cuidado, permitindo a satisfação do profissional de saúde educador.

Conclusões e/ou Recomendações
O propósito foi alcançado ao perceber o interesse demonstrado pelos usuários e a busca pelo conhecimento. A atividade proporcionou um momento lúdico de promoção da saúde. Os educadores tiverem como limitação a grande rotatividade de pessoas e falta de disponibilidade de alguns a participar da ação. Nota-se a importância da realização de atividades educativas em demais momentos e que ultrapasse a atenção primária a saúde.