Sessão Assíncrona


SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)

40824 - INFECÇÃO POR CHIKUNGUNYA E SAÚDE MENTAL: UM INQUÉRITO COMUNITÁRIO NA BAHIA
SHEILA NASCIMENTO SANTOS - UFRJ E UFBA, GERUSA GIBSON - UFRJ, GUILHERME DE SOUSA RIBEIRO - FIOCRUZ E UFBA, CRISTIANE WANDERLEY CARDOSO - FIOCRUZ, ROSÂNGELA OLIVEIRA DOS ANJOS - FIOCRUZ, RENAN ROSA DA ANUNCIAÇÃO - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
As infecções causadas pelo vírus da chikungunya (CHIKV) respondem por alterações físicas e psíquicas que impactam na qualidade de vida e saúde dos indivíduos acometidos. Além das manifestações físicas as repercussões na saúde mental podem estar presentes nesses indivíduos, que vão desde o cansaço, distúrbios do sono, irritação, apetite reduzido, anedonia, perda de memória até a depressão.

Objetivos
Investigar a associação entre infecção por chikungunya e sintomas de ansiedade e depressão em residentes da Ilha de Bom Jesus dos Passos (IBJP).

Metodologia
Estudo de corte transversal e de base censitária, conduzido entre janeiro e setembro de 2021 na IBJP, cuja população estimada é de 2.091 habitantes. Foram realizadas entrevistas para coleta de dados sociodemográficos, de infecção prévia e adoecimento por CHIKV, e sintomatologia depressiva (Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) e de ansiedade (General Anxiety Disorder (GAD-7)). Infecção prévia por CHIKV determinada pela presença de anticorpos IgG e IgM em sangue de punção digital com teste rápido ZDC TR DPP IgM/IgG (Biomanguinhos, Fiocruz, RJ). Foram realizadas análises bivariadas, sendo estimadas razões de prevalência (RP) e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC 95%).

Resultados
Foram incluídos 930 participantes no estudo, dos quais 386 (41,5%) apresentaram evidência sorológica de infecção prévia por CHIKV, 24,8% apresentaram transtorno de ansiedade e 20,2% referiram sintomatologia depressiva. Foi observada maior prevalência de sintomatologia depressiva entre mulheres quando comparada aos homens e entre indivíduos na faixa etária de 40 a 59 anos (p<0,05). A prevalência de sintomatologia depressiva também foi maior entre aqueles que relataram diagnóstico prévio de chikungunya (RP =1,43; IC95% 1,51-2,96), sintomas mialgia (RP=1,96; IC95%= 1,51-2,96) e artralgia (RP =1,61; IC95% =1,23-2,10). Padrão semelhante foi observado para transtorno de ansiedade.

Conclusões/Considerações
Os resultados sugerem intensa transmissão do CHIKV na IBJP, o que pode estar associado à sintomas de ansiedade e depressão.