SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)
|
40704 - REDE DE APOIO SOCIAL INFORMAL DA POPULAÇÃO IDOSA DE MATO GROSSO: RESULTADOS DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE, 2019 AMANDA CRISTINA DE SOUZA ANDRADE - UFMT, LEILA AUXILIADORA JOSÉ DE SANT' ANA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA, SES-MT, SILVANO MACEDO GALVÃO - UFMT, AMANDA SILVA MAGALHÃES - UFMG, SUELENE APARECIDA LOPES - UFMT, JACKELINE CORRÊA FRANÇA DE ARRUDA BODNAR MASSAD - UFMT, NEUZA CRISTINA GOMES DA COSTA - UFMT, NEUCIANI FERREIRA DA SILVA SOUSA - UFMT
Apresentação/Introdução As redes de apoio social se transformam e se adaptam a cada ciclo de vida. Na velhice, as relações sociais potencializam o bem-estar subjetivo, as habilidades sociais e o enfrentamento de momentos de crise ou mudanças. As redes de apoio social informais são constituídas por familiares, vizinhos e amigos, que mantêm entre si relações marcadas, em geral, pela espontaneidade e reciprocidade.
Objetivos Caracterizar a rede de apoio social informal da população idosa do Estado de Mato Grosso (MT).
Metodologia Estudo transversal, de base populacional, que utilizou dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Este estudo analisou os dados dos moradores selecionados que tinham 60 anos ou mais de idade, residentes em Mato Grosso, perfazendo uma amostra de 513 indivíduos. A rede de apoio social informal foi obtida pelo relato do número de familiares, parentes ou amigos próximos com os quais podiam contar em momentos bons e ruins. Foram calculadas as prevalências do tipo de rede social e seus respectivos intervalos de 95% de confiança (IC95%).
Resultados Entre os idosos entrevistados, 50,6% eram do sexo feminino, 55,7% tinham de 60 a 69 anos, 74,5% não tinham instrução/Fundamental incompleto, 47,3% eram casados e 25,2% eram viúvos. Verificou-se que 75,5% (IC95%: 69,5-80,7) podiam contar com pelo menos um amigo e um familiar; 20,4% (IC95%: 15,5-26,4) informaram não contar com nenhum amigo, mas com pelo menos um familiar; 1,9% (IC95%: 1,0-3,5), com pelo menos um amigo, mas nenhum familiar; e 2,1% (IC95%: 1,0-4,4 não podiam contar com nenhum amigo e nenhum familiar em momentos bons ou ruins.
Conclusões/Considerações Estima-se que, aproximadamente, 7.500 idosos não possuíam nenhuma rede de apoio informal em Mato Grosso, no ano considerado. Tendo em vista os possíveis efeitos positivos dessas redes na saúde e bem-estar dos idosos, espera-se que os resultados deste estudo fomentem o debate sobre a importância da elaboração de protocolos de avaliação das necessidades sociais de idosos.
|
|