SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)
|
40406 - IDEAÇÃO SUICIDA EM GRADUANDOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO MATO GROSSO: RESULTADOS PARCIAIS MATHEUS SILVA ALCÂNTARA - DISCENTE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR., CLAUDIA DOS SANTOS GRANJEIA - DISCENTE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR.., IANA MARIA AGUIAR MACEDO - DISCENTE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR., MAYRA CLERES DE SOUZA - DISCENTE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR.., ROCK BRUNO E SILVEIRA - DISCENTE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR., VANESSA DE JESUS TELLES - DISCENTE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR., CLAUDINEIA DE ARAÚJO - DOCENTE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR., PATRÍCIA DE LIMA LEMOS - DOCENTE DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR.
Apresentação/Introdução IDEAÇÃO SUICIDA SE REFERE A PENSAMENTOS SOBRE AUTOAGRESSÃO, COM A CONSIDERAÇÃO OU PLANEJAMENTO DE TÉCNICAS PARA CAUSAR A PRÓPRIA MORTE. DENTRE OS FATORES DE RISCO ESTÃO A QUESTÃO FINANCEIRA, USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, ORIENTAÇÃO SEXUAL E INSATISFAÇÃO COM O CURSO. DEVIDO A DIMENSÃO DESTE FENÔMENO MUNDIAL, É FUNDAMENTAL INVESTIGAR OS PRINCIPAIS FATORES ENVOLVIDOS E SUA MAGNITUDE.
Objetivos ESTIMAR A PREVALÊNCIA DE IDEAÇÃO SUICIDA ENTRE OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE MATO GROSSO.
Metodologia ESTUDO TRANSVERSAL, DESCRITIVO E ANALÍTICO, QUE INTEGRA PESQUISA SOBRE GRADUANDOS DE TODOS OS CURSOS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE, EXATAS, NATURAIS, SOCIAIS E ECONÔMICAS, DE UMA UNIVERSIDADE DE MATO GROSSO, QUANTO A IDEAÇÃO SUICIDA E FATORES ASSOCIADOS. A COLETA DE DADOS FOI ENTRE SETEMBRO/2021 A MAIO/2022, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS VIA GOOGLE FORMS. FORAM INCLUÍDOS NO ESTUDO, AMBOS OS SEXOS, MAIORES DE 18 ANOS E REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO. FOI REALIZADO ANÁLISE DESCRITIVA, COMO FREQUÊNCIAS RELATIVAS, MÉDIA E DESVIO PADRÃO. ESTE ESTUDO FOI SUBMETIDO E APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA E TODOS ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO.
Resultados A PREVALÊNCIA DE IDEAÇÃO SUICIDA FOI DE 43,1%. DOS 160 PARTICIPANTES, RELATARAM DIAGNÓSTICO DE SOFRIMENTO MENTAL 32,9% (N=48) E UTILIZAM MEDICAMENTO PSIQUIÁTRICO 20,0%. NUNCA FIZERAM ACOMPANHAMENTO COM PSICÓLOGO 43,3% E COM PSIQUIATRA 72,6%, 26,8% TENTARAM SUICÍDIO E JÁ RECORRERAM A SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL 22,8%. SOFRERAM PRECONCEITO 44,9% E RELATARAM SINTOMAS DE TRISTEZA (55,0%), CHORO FREQUENTE (31,8%), INSATISFAÇÃO (58,8%) E DESINTERESSE (43,4). DA CARACTERIZAÇÃO DOS GRADUANDOS, 56,9% ERAM DO SEXO FEMININO E 43,1% MASCULINO, COM MÉDIA DE IDADE DE 22,7 (DP=3,6), COR DA PELE MAJORITARIAMENTE BRANCA (52,5%), DE ORIENTAÇÃO HETEROSSEXUAL (76,2%) E ESTADO CIVIL SOLTEIRO (91,8%).
Conclusões/Considerações ALTAS PREVALÊNCIAS DE IDEAÇÃO SUICIDA E DE DIAGNÓSTICO DE SOFRIMENTO MENTAL FORAM ENCONTRADAS NESTE ESTUDO. IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE SINAIS DE IDEAÇÃO SUICIDA, CONHECER A PREVALÊNCIA E SINTOMAS ASSOCIADOS É FUNDAMENTAL PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO ATENDIMENTO DESTA POPULAÇÃO DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA, SOBRETUDO PARA DISPONIBILIZAR ACOLHIMENTO, TRATAMENTO ADEQUADO E PREVENIR SUICÍDIOS.
|
|