Sessão Assíncrona


SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)

40346 - O USO DA CARTOGRAFIA COMO GARANTIA DE ACESSO E PRODUÇÃO DO CUIDADO INTEGRALIZADO
RICHARDSON LEMOS DE OLIVEIRA - UNESA, WILDER KLEBER FERNANDES DE SANTANA - UFPE, FÁTIMA CRISTINA ALVES DE ARAÚJO - IFRJ, GABRIELE NEPOMUCENO DA COSTA SANTANA - UNESA, CAROLINA SILVA DE PAULA - UNESA, CRISTINA BRUST - UESC


Apresentação/Introdução
O estudo apresenta a proposta de ampliação do delineamento de dos territórios cobertos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como o uso de ferramentas, como a cartografia para ampliar acesso aos usuários aos serviços de saúde.

Objetivos
Descrever de que forma a cartografia do território contribui para o controle das equipes aos usuários, controle de doenças crônicas e redução de vulnerabilidades.

Metodologia
Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido por alunos de uma instituição de ensino superior, privada, do Rio de Janeiro e o manejo das atividades mediadas por equipes da Estratégia Saúde da Família, NASF e apoiadores. Uma das bases para construção da pesquisa será a cartografia do cuidado a um usuário.

Resultados
Pode-se se perceber, com a aplicação do mapa nas equipes, a facilidade de quantificar os usuários das linhas de cuidados (gestantes, hipertensos, diabéticos e etc) que eram sinalizados através de alfinetes customizados que representavam suas respectivas linhas de cuidado. Além disso, fica evidente de modo claro, a presença de pacientes em situação de rua podendo facilitar a visualização da localidade onde se encontra e intervenção das equipes.

Conclusões/Considerações
A inserção da cartografia para os profissionais das unidades de saúde, repercutiu de forma positiva dentro das equipes facilitando, de modo visual, as representações de dos pacientes através dos alfinetes e como feedback positivos, tivemos o retorno de profissionais das equipes relatando as facilidades de controle dos grupos vulneráveis com o uso da cartografia.