SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)
|
40267 - GESTÃO URBANA E SAÚDE: MOBILIZAÇÃO E DEBATES NA PANDEMIA COVID-19 MARIA LUCIA FREITAS DOS SANTOS - EEAN/UFRJ; CEBES, CLEMENTINA DOS SANTOS FELTMANN . - NEGEUS DSSA, ENSP, FIOCRUZ, LUCIA REGINA FLORENTINO SOUTO - - CEBES; DIHS/ENSP/FIOCRUZ, JORGE AZEVEDO DE CASTRO - NEGEUS DSSA, ENSP, FIOCRUZ, MARCELO BESSA DE FREITAS - NEGEUS DSSA, ENSP, FIOCRUZ, MARCELO GUIMARAES ARAÚJO - NEGEUS DSSA, ENSP, FIOCRUZ, MARCOS DENICIO DA SILVA DE SOUZA - NEGEUS DSSA, ENSP, FIOCRUZ., VINICIUS SANTOS SOARES - NEGEUS DSSA, ENSP, FIOCRUZ.
Período de Realização A presente experiência se desenvolveu no período de setembro de 2020 a janeiro de 2022.
Objeto da experiência Estratégias de mobilização e participação sobre territórios urbanos e a complexidade da situação de vida e saúde no contexto da pandemia pelo covid-19.
Objetivos Descrever estratégias de debate e mobilização, articulando especialistas da saúde e do urbanismo, atores estratégicos do legislativo, da gestão e da sociedade, mediadas pelos conceitos de governança territorial, democracia urbana e o direito à cidade e saúde pública.
Metodologia Desenvolvida nas etapas: (1) captura e análise das demandas da sociedade em tempo de pandemia, veiculadas em redes sociais, comitês de especialistas, pesquisadores, profissionais da saúde e de planejamento urbano, legisladores; (2) a identificação de espaços de participação e articulação com potencial visibilidade da agenda de Saúde Urbana; (3) participação na revisão do Plano Diretor da Cidade do RJ; (4) Disseminação de conhecimento científico em eventos e debates relativos à Cidade e Saúde.
Resultados Encontros e articulação entre profissionais e pesquisadores de diferentes setores e instituições, realizado webinars e mobilização em torno de temas Promoção da Saúde e Cidades, infraestrutura urbana, populações e territórios em situação de vulnerabilidade; instrumentos de Planejamento e participação; elaboração do Guia de Promoção da Saúde e Poluição Atmosférica; construção do portal da Vitrine do Conhecimento da Dimensão Comercial dos Determinantes Sociais da Saúde - BIREME-OPAS.
Análise Crítica O Cebes, historicamente luta pela democratização da sociedade e na defesa dos direitos sociais, em particular o direito universal à saúde. A experiência proporcionou a equipe e participantes perceber a dimensão dos problemas e refletir sobre cenários possíveis para seu enfrentamento. Iniciativas exitosas, ações de impacto positivo foram percebidos. O cenário político conturbado, impõe esforços para manter mobilizados e atentos atores estratégicos em defesa do direito a saúde e a cidade.
Conclusões e/ou Recomendações As ações do Cebes-Núcleo de Gestão Urbana e Saúde, criou um espaço de reflexão e reconhecimento das várias frentes de atuação, articulando urbanismo, território e saúde. Revelam a importância de ampliar o conhecimento sobre a saúde das cidades, a incorporação da saúde na agenda das políticas públicas, cidades saudáveis e sustentáveis. O potencial indutor de pesquisas e atuação em políticas publicar multisetoriais, com centralidade na saúde
|