SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)
|
38927 - PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DA MORTALIDADE POR SUICÍDIO EM UM ESTADO DO NORDESTE BRASILEIRO CAMILLA YTALA PINHEIRO FERNANDES - URCA, ALINE MUNIZ CRUZ TAVARES - URCA, ALLISSON TAVARES OLIVEIRA - UNINASSAU, AMANDA CORDEIRO DE OLIVEIRA CARVALHO - URCA, ÁGNA RETYELLY SAMPAIO DE SOUZA - URCA, VALDÍLIA RIBEIRO DE ALENCAR ULISSES - URCA, TONNY MEDEIROS ALVES - URCA, MARIA ANELICE DE LIMA - URCA, PEDRO VICTOR LANDIM RIBEIRO - URCA, LIS MARIA MACHADO RIBEIRO BEZERRA - URCA
Apresentação/Introdução O suicídio é definido como um ato deliberadamente executado pelo próprio indivíduo, tendo a morte como intenção consciente. A mortalidade por suicídio aumentou a uma taxa de 60% nas últimas 4,5 décadas em todo o mundo. Segundo pesquisas realizadas no Brasil, houve aumento progressivo dos óbitos por suicídio na população geral em todas as regiões, sendo um importante problema de saúde pública.
Objetivos Analisar o perfil sociodemográfico da mortalidade por suicídio no estado do Ceará.
Metodologia Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra constituída por 622 óbitos por suicídio. Os dados foram coletados por meio da análise direta de dados obtidos na plataforma IntegraSUS, onde foi analisado os óbitos por suicídio no estado do Ceará. Os dados coletados foram tabulados e organizados no Microsoft Excel 2010 para posteriores análises
Resultados Foram notificados 622 óbitos por suicídio no estado do Ceará em 2021, sendo 544 por lesão autoprovocada e 68 por autointoxicação. Ao analisar a distribuição dos óbitos, observa-se que o suicídio foi maior no sexo masculino, em indivíduos com idade compreendida entre 40 a 49 anos, com grau de escolaridade variando de 4 a 7 anos, solteiro e indivíduos pardos. A maioria dos óbitos foi por enforcamento (n=393, 63,18%) e o local de ocorrência a residência (n=422, 67,84%). O município de Fortaleza foi o que registrou o maior número de óbitos por suicídio, quando comparada as demais regiões.
Conclusões/Considerações Os resultados desse estudo reforçam o suicídio como um problema de saúde pública crescente no estado do Ceará. Ressalta-se, assim, a necessidade de politicas públicas efetivas e integradas que objetivem identificar, avaliar e realizar o acompanhamento precoce das pessoas em risco para o suicídio.
|