SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)
|
38873 - A RELAÇÃO ENTRE A CENTRALIDADE DE SERVIÇOS URBANOS E ATIVIDADES ECONÔMICAS, COM A DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE CASOS DE COVID19, EM PETRÓPOLIS – RJ ROBERTO RIZZO BRANCO - ENSP, FELIX JÚLIO ROSENBERG - FORUM ITABORAÍ - FIOCRUZ, MARCELO GUIMARÃES ARAÚJO - ENSP, SONIA MARIA GONÇALVES CARVALHO - FORUM ITAORAI - FIOCRUZ
Apresentação/Introdução No município de Petrópolis ocorreram 49.910 casos confirmados e 1.554 óbitos de Covid19 no período de abril de 2020 à agosto de 2021. Um estudo desenvolvido pelo Fórum Itaboraí – Fiocruz Petrópolis, verificou uma concentração de incidência de casos confirmados, ao longo dos meses de abril de 2020 à agosto de 2021 na área do centro histórico do 1º Distrito, área de concentração das atividades econômicas.
Objetivos A proposta deste trabalho é relacionar a centralidade na oferta de bens e serviços na cidade de Petrópolis e identificar sua relação com os dados epidemiológicos de casos confirmados de COVID-19.
Metodologia O trabalho de pesquisa foi baseado no levantamento de dados municipais relevantes ao escopo de análise da centralidade urbana, avaliando a busca de moradores e visitantes pelo acesso às atividades de bens de serviços, administrações governamentais e convergências de transporte público. Também foi aplicada ferramenta de pesquisa qualitativa baseadas no Diagnóstico Rápido Participativo para a escuta da população, na qual buscou-se compreender os motivos dos fluxos das pessoas para o centro do município, em conversas realizadas nos logradouros, bares, terminais urbanos de transporte e outro pontos de circulação.
Resultados O município de Petrópolis é dividido administrativamente em 5 distritos, sendo que no 1º distrito, reside mais de 60% de sua população permanente (IBGE 2010). A economia local tem grande contribuição do setor de comércio e serviços e a região central concentra 58% dos estabelecimentos. Os dados de mobilidade urbana ilustram que a região central é destino de viagem de mais de 50% do total do fluxo dos habitantes. Através da aplicação da ferramenta da Travessia do DRP se confirmou que os moradores vão à região em busca de oferta de trabalho/emprego, serviços públicos municipal, estadual e federal, estudo, lazer, serviços.
Conclusões/Considerações Os resultados apresentados indicam a necessidade do desenvolvimento de propostas que permitam a descentralização de serviços e de atividades econômicas instaladas no centro. A possibilidade de utilizar instrumentos urbanísticos poderá ser um recurso efetivo na proposta de estruturação e planejamento desta intervenção. Tais intervenções urbanísticas podem potencialmente reduzir os riscos de contaminação de doenças infectocontagiosas como a Covid19.
|