SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)
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38795 - INIQUIDADES DE COR/RAÇA NAS INSTALAÇÕES PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL GILMAR MERCÊS DE JESUS - UEFS, RAPHAEL HENRIQUE OLIVEIRA ARAUJO - UEL, LIZZIANE ANDRADE DIAS - UEFS, ANNA KAROLINA CERQUEIRA BARROS - UEFS, LARA DANIELE MATOS DOS SANTOS ARAUJO - UEFS, MAYVA MAYANA FERREIRA SCHRANN - UEFS
Apresentação/Introdução A escola é um ambiente propício para a promoção de atividades físicas e esportivas (AFE) entre crianças e adolescentes. Instalações escolares para AFE (pátios, campos, quadras, parques) facilitam o engajamento dos jovens em AFE e o alcance da recomendação diária de atividade física, um fator de proteção para doenças cardiovasculares, metabólicas e ganho excessivo de peso.
Objetivos Analisar a iniquidade nas instalações para AFE nas escolas públicas de Educação Básica no Brasil, conforme a taxa de matrículas de estudantes autodeclarados pretos e pardos.
Metodologia Foram analisados os dados do Censo da Educação Básica de 2021. As instalações para AFE incluíram pátio descoberto, quadra coberta e descoberta, parque infantil, estúdio de dança, sala multiuso e disponibilidade de materiais esportivos. Calculou-se a taxa de matrículas de estudantes pretos e pardos (TXPP), pelo quociente entre as matrículas de alunos pretos e pardos e o total de matrículas. A análise estatística foi realizada por modelos de regressão de Poisson, com ajuste pela taxa de matrículas com cor/raça não declarada. Razões de prevalência (RP) e Intervalos de 95% de confiança foram estimados, conforme a localização (urbana e rural).
Resultados Tanto escolas urbanas e quanto rurais com TXPP ≤14% exibiram maiores prevalências de instalações para AFE, quando comparadas às de TXPP ≥60%. Urbanas: pátio descoberto (RP=1.44, IC95%=1.39-1.50), quadra coberta (RP=1.27, IC95%=1.22-1.34), quadra descoberta (RP=1.14, IC95%=1.06-1.22), parque infantil (RP=3.34, IC95%=3.18-3.50), sala multiuso (RP=4.09, IC95%=3.06-5.48), materiais esportivos (RP=1.43, IC95%=1.39-1.48). Rurais: pátio descoberto (RP=2.55, IC95%=2.35-2.77), quadra coberta (RP=3.25, IC95%=2.91-3.61), quadra descoberta (RP=2.01, ic95%=1.74-2.32), parque infantil (RP=6.53, IC95%=5.80-7.34), sala multiuso (RP=4.09, IC95%=3.06-5.48), materiais esportivos (RP=1.90, IC95%=1.78-2.03).
Conclusões/Considerações Os resultados mostram que há desigualdades de cor/raça na infraestrutura para a AFE nas escolas públicas de Educação Básica no Brasil, tanto na zona urbana quando na zona rural. Essas desigualdades são traços do racismo, que é estruturante na sociedade brasileira, que é institucionalizado na oferta de condições desfavoráveis ao engajamento em AFE nas escolas públicas que atendem maior número de alunos pretos e pardos.
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