SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)
|
38320 - AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DO CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS URBANAS EM PADARIAS DS VII/RECIFE-PE CÁCIA RODRIGUES DE SOUSA - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, JOSIMAR ALVES DE SANTANA - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, MARIA DAS DORES DOS SANTOS GEYER - PCR- PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE
Apresentação/Introdução A Resolução n° 18, de 29 de fevereiro de 2000 conceitua pragas urbanas como animais que infestam ambientes urbanos podendo causar agravos à saúde e/ou prejuízos econômicos. Guimarães e Figueiredo (2010) explicam que o setor de panificação é um dos que mais cresce em todo o mundo. E Matias (2007) diz que o manejo de pragas deve ter uma visão global e não só do interior do estabelecimento.
Objetivos Levantamento do controle integrado de pragas em padarias no DS VII.
Relacionar a presença ou ausência de pragas e o controle integrado de pragas.
Produzir Manual Técnico de Controle Integrado de Pragas Urbanas em Padarias.
Sensibilizar os comerciantes
Metodologia Com esta pesquisa avaliou-se as Boas Práticas relativas à implantação do Controle Integrado de Pragas em padarias. Foi executada na cidade do Recife, na Região Político-Administrativa 3, Distrito sanitário VII, que compreende 13 bairros com deficiente saneamento, população de baixo poder aquisitivo, baixa escolaridade e consequente baixo acesso à informação. Trata-se de um estudo descritivo realizado em 25 padarias, utilizou-se como instrumento de avaliação, formulário elaborado a partir de roteiros de inspeção, contendo itens relevantes à avaliação da aplicação do Controle Integrado de Pragas nestes estabelecimentos. Os dados obtidos foram armazenados em tabelas construídas em EXCEL.
Resultados Os resultados revelaram os maiores percentuais em desacordo, principalmente em relação ao saneamento, com 100% . Já entre os itens em desacordo na organização das padarias, podemos citar o armazenamento das lenhas para uso em forno com 96,8%. No item instalações, obteve-se o percentual de 76% com ausência de telas milimétricas de proteção. Já com relação à água obteve-se índice de 92% para o item água não potável. E com relação à não observação dos POP’S - Procedimentos Operacionais Padronizados, fatores essenciais para as Boas Práticas no Controle Integrado de Pragas, obteve- se o índice de 96,8%, e 60% das padarias com ausência de controle de pragas por firma credenciada.
Conclusões/Considerações Principais deficiências elencadas nas padarias:
Localização em áreas sem saneamento básico e sem abastecimento de água regular,
Comerciantes desconheciam o Controle Integrado de Pragas Urbanas.
Evidenciou-se assim a necessidade de atividades educativas aliadas à políticas públicas,
As palestras de sensibilização foram eficazes nesse aspecto, e o Manual Técnico construído é instrumento para a implantação do Controle Integrado de Pragas Urbanas.
|