Sessão Assíncrona


SA1.5 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS (TODOS OS DIAS)

38304 - VIVÊNCIA EM UM GRUPO DE PRÁTICAS CORPORAIS EM SOBRAL-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
ADRIANO MATOS CUNHA - ESP-VS, BRUNA ARAÚJO MADEIRA - ESP-VS, ELEM JULIANA SILVA SANTANA - ESP-VS, JOSÉ HENRIQUE MOREIRA ALBUQUERQUE - ESP-VS, QUITÉRIA LARISSA TEODORO FARIAS - UFC, BÁRBARA MARIA BRAGA BRITO - ESP-VS, JOSÉ WELLINGTON MORAES DAMASCENO - ESP-VS, MARIA SUSANA FERNANDES - ESP-VS, SÂMIA ALVES FERNANDES - ESP-VS, MANOEL ARTUR FERREIRA SOUSA FILHO - ESP-VS


Período de Realização
Junho de 2021 à Maio de 2022

Objeto da experiência
Usuárias do Centro de Saúde da Família da Cohab II, participantes do grupo de práticas corporais.

Objetivos
Relatar a participação e importância de usuárias no grupo de práticas corporais do CSF Cohab II, em Sobral-Ce.

Metodologia
Esta pesquisa é de caráter qualitativa. Trata-se de um relato de experiência com observações dos Residentes em Saúde da Família, a participantes do Grupo de Práticas Corporais no cotidiano do serviço da ESF. As atividades são desenvolvidas pelos próprios profissionais, todas as terças e quintas-feiras, das 07h00min às 08h00mint. O grupo é composto aproximadamente por 28 mulheres, que moram na própria comunidade. Além das práticas corporais, atividades de educação em saúde, entre outras ações

Resultados
De acordo com os Residentes, a vivência do grupo, estimulou não só apenas no controle dos níveis de glicemia, pressão arterial e peso, mas também, regulou o sono e melhorou a coordenação motora das participantes. Foi percebido ainda, uma melhora na socialização das usuárias, aumentando assim, o vínculo entre as mesmas, com os profissionais e demais participantes do serviço.



Análise Crítica
As práticas corporais é de suma importância para o desenvolvimento da sociedade, pois, além de contribuir com o fortalecimento de vínculo da comunidade com a ESF, promove a qualidade de vida e interação dos sujeitos, impactando na melhoria do cuidado em saúde. Diversos são os benefícios, entre os quais, podemos destacar, saúde física e saúde mental.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que, ofertar esse tipo de serviço na ESF, contribui bastante para a promoção da saúde e prevenção de agravos, principalmente para quem frequenta. Além de manter, quem participa, ativo e com empoderamento, fazendo-o ser, corresponsável por sua saúde.