Sessão Assíncrona


SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)

44249 - AÇÕES EXITOSAS EM SUSTENTABILIDADE NA MATA ATLÂNTICA, NO SUL DA BAHIA, BRASIL.
ANA PAULA LOPES DOS SANTOS - INSTITUTO DE PSICOLOGIA/ UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CHRISTIANA CABICIERE PROFICE - PRODEMA/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, MARCELLA SALES MOREIRA - INSTITUTO DE PSICOLOGIA/ UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


Apresentação/Introdução
A Mata Atlântica (MA) é um dos biomas terrestres mais biodiversos e ameaçados do Planeta Terra. Apesar de recente, a pegada humana na MA deixa profundas cicatrizes. A região cacaueira do sul do Estado da Bahia é um dos centros de altíssima biodiversidade da MA e está entre os cinco pedaços de Floresta mais ricos do mundo (Tosato, 2019).

Objetivos
Assim, esta pesquisa de pós-doutoramento objetivou mapear e visibilizar ações exitosas em sustentabilidade, que protegem esse território tão sensível, no corredor central da MA.

Metodologia
Nesta cartografia metodológica, ética e afetiva, o respeito à diversidade natural e humana foi o tom base para a afinação dos instrumentos (aprovados pelo CEP/UESC). A rede cartográfica é tecida em entrevistas com interlocutores-chave, para qualificar o histórico do território e mapear as ações de sustentabilidade consideradas exitosas. Os encontros em entrevistas virtuais e presenciais, nos conduziram para outras ações, interlocutores e entrevistas. Consideramos o dinâmico movimento das forças que compõem a história do território, intensificado com os processos de colonização, coronelização e globalização.

Resultados
Nesse processo, o percurso das ações exitosas pesquisadas é atravessado por diversos agenciamentos, que promovem tecituras únicas e instáveis. As ações mais antigas em atuação vivenciaram, participaram, se reinventaram e resistiram às transformações territoriais recentes. As ações mais jovens têm grande potencial de enfrentamento dos desafios atuais. Com a edição dos diálogos com interlocutores, selecionamos palavras-chave e criamos nuvens de palavras coletivas sobre os desafios, potencialidades e dicas para futuras ações em sustentabilidade. No processo de restituição, as nuvens ativaram novas conexões, abrindo caminhos para o plano comum (Katrup e Passos, 2013).

Conclusões/Considerações
Através desses encontros, sentimos a ressonância das novas práticas sociais, ecológicas, estéticas e éticas de si na relação com o outro. Subjetivações com enorme potencial de ressignificar a aliança global contra as emergências climáticas e as desigualdades sociais. Subjetivações singulares e (re)existentes, que caminham em direção à promoção da saúde.