SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)
|
43988 - TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO FERNANDA MOURA D ALMEIDA MIRANDA - UFPR, CLAUDIOMARIA RAMOS PIRES FÔNSECA - UFPR, LAURA CHRISTINA MACEDO - UFPR, BIANCA AGUIAR FONTANA - UFPR, TATIANA NEMOTO PICCOLI MORAES - UFPR, MICHELE NUNES FENZKE - UFPR
Apresentação/Introdução Na presente pesquisa buscou-se compreender os fatores que influenciam a QVT almejando melhorias nas condições de trabalho no sentido de minimizar e corrigir situações que causam desconforto, mal- estar, dor, fadiga, doenças e afastamentos, beneficiando a saúde dos trabalhadores.
Objetivos Analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) e construir uma tecnologia educacional para o cuidado em saúde e QVT para os trabalhadores de uma empresa privada de médio porte do estado do Paraná.
Metodologia A pesquisa foi realizada no ano de 2021, seguindo três etapas: na 1ª etapa foram descritos e analisado o perfil sociodemográfico e de absenteísmo entre os trabalhadores da empresa; na 2ª etapa foram analisados os fatores que influenciam e afetam na QVT dos trabalhadores; e na 3ª etapa foi elaborado uma tecnologia educacional sobre a QVT, sendo o produto desta pesquisa. Foram aplicados os questionários a 53 participantes, sendo que o total de trabalhadores na empresa nesse período era de 82, totalizando 65% de participantes.
Resultados O perfil sócio-ocupacional e sociodemográfico dos trabalhadores : 51% (27) era do sexo masculino e 49% (26) do sexo feminino; em relação à faixa etária prevaleceu entre 25 a 35 anos de idade com 34% (18) participantes. Em relação ao perfil de absenteísmo foram registrados 239 atestados, com 881 dias perdidos de trabalho no período de 2015 a junho de 2021. Foram analisados 53 questionários autoaplicáveis sobre a avaliação da QVT versão abreviada (QWLQ-bref). O fator global obteve média 73,31, o que representa a satisfação dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Na 3ª etapa foi elaborada uma tecnologia educacional.
Conclusões/Considerações Esta pesquisa poderá ser replicada em outros serviços para identificação das causas de absenteísmo e insatisfação no trabalho com objetivo de intervir para a melhoria da QVT. Acredita-se que esta investigação terá impacto na QVT dos trabalhadores a partir da análise dos resultados e medidas de intervenção que poderá reduzir a taxa de absenteísmo de modo a contribuir na produtividade dos trabalhadores e com custos trabalhistas.
|