Sessão Assíncrona


SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)

42913 - O CUIDADO EM SAÚDE DAS POPULAÇÕES DO CAMPO E DA FLORESTA: PERCEPÇÕES DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, PROFISSIONAIS E TRABALHADORES DA SAÚDE
CARLOS ANDRÉ MOURA ARRUDA - FIOCRUZ CE E SESA/CE, VANIRA MATOS PESSOA - FIOCRUZ CE, KEILA FORMIGA DE CASTRO - SMS/CRATO/CE, FERNANDO FERREIRA CARNEIRO - FIOCRUZ CE, RICARDO WAGNER FERNANDES - FIOCRUZ CE E MST, ALISSAN KARINE LIMA MARTINS - FIOCRUZ CE E URCA, FLORA VIANA ELIZEU DA SIVA - FIOCRUZ CE


Apresentação/Introdução
É na Estratégia Saúde da Família que a população tem acesso ao primeiro contato com o cuidado em saúde e às políticas e programas prioritários voltados para a Atenção Primária. Há a necessidade de resgatar as características dos territórios do campo, das florestas e das águas, a fim de articular e desenvolver um cuidado que tenha relação com os modos de viver e modos de produção das pessoas.

Objetivos
Apreender as percepções de lideranças, profissionais e trabalhadores da saúde acerca do cuidado em saúde em territórios do campo, da floresta e das águas.

Metodologia
Trata-se de um pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Como pesquisa social, este tipo de investigação propicia um amplo diálogo de uma situação social, e de problemas de distintas matizes que se encontram nessa situação. Foram realizadas visitas ao território de Baixio das Palmeiras/Crato-CE e a realização de duas oficinas neste território. As oficinas ocorreram em abril/2022 e contaram com 20 participantes. Nas oficinas utilizou-se a técnica de problematização, de dinâmicas de grupo e confecção de desenhos. Houve a colaboração, participação e a interação entre pesquisadores, profissionais e trabalhadores da saúde e lideranças comunitárias, com atividades individuais e em grupos.

Resultados
Destaca-se que o cuidar envolve vários setores, não somente a questão da doença em si. Engloba a olhar ampliado do profissional da saúde para o usuário e sua família e o vínculo que se estabelece com eles e, ainda, de entender as necessidades individuais de cada usuário. Envolve a questão da alimentação e a importância do uso de plantas medicinais no cuidado em complementaridade do tratamento ou até mesmo na substituição de medicamentos. Ainda, é aquele que promove mudanças na comunidade, bem como, o engajamento e o envolvimento do profissional da equipe de saúde no tocante aos aspectos que envolvem a cultura e a relação dessa profissional com a comunidade, reforçam o cuidar em saúde.

Conclusões/Considerações
As narrativas trazem o quanto os temas ‘saúde e doença’ são complexos, com tramas de historicidade e política daquele povo e território. O cuidado em saúde vai muito além de práticas tecnicistas, sejam estas de realização de procedimentos clínicos, diagnósticos e/ou terapêuticos. Pensar no cuidado é percebê-lo a partir do estabelecimento de uma relação intersubjetiva, de um vínculo entre as pessoas, sem o qual fica muito difícil produzir saúde.