SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)
|
42446 - OS VÍDEOS EM PORTUGUÊS DO YOUTUBE SÃO ÚTEIS COMO FONTE DE INFORMAÇÃO SOBRE CUIDADOS COM OS PÉS DIABÉTICOS? NERY PARANHOS DE MACEDO GOMES - UFVJM, EDSON DA SILVA - UFVJM, MARILEILA MARQUES TOLEDO - UFVJM, JÉSSICA SAMARA OLIVEIRA TOLOMEU - UFVJM, ANA PAULA NOGUEIRA NUNES - UFVJM, GABRIELA DE ARAÚJO NOMINATO - UFVJM, LILIAN FANNY DE CASTILHO - UNIP
Apresentação/Introdução O diabetes mellitus (DM) demanda um exacerbado gasto humano e socioeconômico, à saúde pública, sobretudo ao Brasil. A fim de evitar complicações do pé diabético, o paciente deve estar ciente a informações para o autocuidado. O avanço tecnológico trouxe aos pacientes com DM acesso a diversas mídias digitais, como o YouTube, como fonte de informações de saúde que podem ser imprecisas ou enganosas.
Objetivos Avaliar o uso de vídeos brasileiros na principal plataforma digital vista no Brasil, YouTube, como fonte de informações úteis sobre cuidados com os pés diabéticos.
Metodologia O estudo foi analisado através da pesquisa sobre a doença e cuidados com os pés na plataforma digital, onde foram encontrados 8.080 vídeos, e a partir dos resultados foi analisado o número de curtidas, a data de visualização, comentários e duração. Outro aspecto observado foi quem publicou os vídeos e divididos por grupos, além de uma lista através de pontos, com informações relevantes sobre os cuidados para os pés diabéticos para analisar a relevância dos vídeos. Após isso, foi estudada a utilidade desses dados. Todas as variáveis tiveram as estatísticas descritivas calculadas e todas as análises foram realizadas com o Stata/SE.
Resultados Foi revisado um total de 200 vídeos, e 159 vídeos foram analisados entre 2008 e 2016, onde se obteve dados sobre as curtidas positivas e negativas, visualizações, comentários e duração. A partir desses dados foi constatada estatisticamente a utilidade dos vídeos em muito útil (6,29%), moderadamente útil (16,35%), um pouco útil (24,53%) e não é útil (52,83%). De acordo com os dados, se obteve diferenças na utilidade através das fontes dos vídeos, sendo a “organizacional, profissional, pessoal e publicitária”. Os vídeos considerados muito úteis vieram das organizações, já os não úteis das publicidades.
Conclusões/Considerações Os vídeos em português do YouTube sobre cuidados com o pé diabético são populares, com uma variedade de fontes e conteúdos. No entanto, a maior parte desses conteúdos não é útil. Portanto, devido fontes online não ser confiáveis para ajudar os pacientes, os vídeos do YouTube em português não podem ser considerados uma boa fonte de informação sobre os cuidados para com os pés diabéticos.
|