SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)
|
42396 - CUIDADOS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA INTEGRAL: CULTIVANDO EXPERIÊNCIAS MARIA FERNANDA BENEVENUTO DE MATTOS - UERJ, ALEX SIMÕES DE MELLO - UERJ, CARINE SILVESTRINI SENA LIMA DA SILVA - UERJ, KELLY ALVES MACEDO - UERJ, KALYANE CRISTINE FERREIRA GONÇALVES - UERJ
Período de Realização A experiência relatada neste trabalho ocorreu durante o primeiro semestre de 2022.
Objeto da experiência Trata-se da articulação entre práticas cuidadoras e a Educação Popular em Saúde, no diálogo com a ecologia integral.
Objetivos A proposta objetivou promover a base conceitual para uma práxis na construção do cuidado, a partir do compartilhando de saberes e práticas da Educação Popular em Saúde e ecologia integral, numa articulação com as realidades possíveis nos territórios da Atenção Primária à Saúde.
Metodologia Desse modo, o projeto de extensão “Práticas Cuidadoras e a Educação Popular em Saúde: diálogos com a ecologia integral”, da Faculdade de Enfermagem - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, têm suas atividades desenvolvidas em oficinas, destinadas a alunos de graduação e profissionais de saúde, nesta fase do projeto. Adotou-se a metodologia participativa com uso das técnicas de roda de conversa e Teatro do Oprimido. O material produzido foi sistematizado sob o formato de mapa conceitual.
Resultados Buscou-se superar os desafios de promover diálogo crítico-reflexivo sobre o cuidado em enfermagem, que envolvesse a concepção de ecologia integral e Educação Popular em Saúde. Tornou-se possível pensar diferentes estratégias para as práticas cuidadoras por meio de uma visão que ultrapassa o saber científico de uma única área do conhecimento, aliando-se à interdisciplinaridade, o saber popular, e a interatividade entre o meio ambiente e a sociedade.
Análise Crítica Ao observar os resultados obtidos dessa experiência, percebeu-se que, além do conhecimento adquiridos em termos técnicos, a forma abrangente e participativa com que foi abordado, impactou positivamente na transitividade dos participantes. Faz-se premente, com isso, pensar essa estratégia no cotidiano do trabalho em saúde, para além dos ambientes de aprendizagem, pois, essa é uma forma de aproximar saberes plurais às práticas de cuidado empregadas.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que é a partir de experiências como essa que o trabalho em saúde pode se tornar mais participativo, integral e acessível às comunidades abrangentes. Por isso, é importante e recomenda-se que coexista a influência da Educação Popular em Saúde e da Ecologia Integral, pois seus princípios fazem com que usuários e profissionais de saúde possuam mais autonomia e compreensão do próprio espaço em que estão inseridos.
|