Sessão Assíncrona


SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)

41815 - COMPETÊNCIAS PERCEBIDAS PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
JOSÉ ANDRÉ MATOS LEAL - URCA, PEDRO CARLOS SILVA DE AQUINO - URCA, JESSYCA MOREIRA MACIEL - URCA, MARIA DE FÁTIMA SOUSA BARROS VILARINHO - URCA, OZEIAS PEREIRA DE OLIVEIRA - URCA, VALDILIA RIBEIRO DE ALENCAR ULISSES - URCA, CÍCERA GEORGIA BRITO MILFONT - URCA, KEILA FORMIGA DE CASTRO - URCA, CAIK FERREIRA SILVA - URCA, LIS MARIA MACHADO RIBEIRO BEZERRA - URCA


Período de Realização
Entre março e junho de 2022, com desenvolvimento das atividades na Atenção Primária à Saúde (APS).

Objeto da experiência
Explanação das experiências vividas pelos Profissionais de Educação Física (PEF) nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde.

Objetivos
Relatar as competências percebidas de PEF residentes dos programas de residência multiprofissional em saúde atuantes na Atenção Básica.

Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa. Consiste nas vivências iniciais de dois Profissionais de Educação Física (PEF) residentes em saúde que compõem os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Regional do Cariri Crato-CE e de Atenção Básica e Saúde da Família de Jaboatão dos Guararapes-PE. Tais profissionais atuam diretamente na Atenção Primária à Saúde e na equipe do Núcleo Ampliado em Saúde da Família.

Resultados
Foi percebido que as competências relacionadas ao processo construtivo do PEF residente, perpassa a saúde pública e coletiva e não são desenvolvidas apenas no serviço de saúde. Aliada, a outras competências como: o trabalho interprofissional; capacidade para a resolução de conflitos; dinâmica e liderança em equipe; cuidado centrado no usuário, família e comunidade; uso de ferramentas tecnológicas para territorialização em saúde e articulação de vínculos intersetoriais presentes na comunidade.

Análise Crítica
Dessa forma, entendemos que a atuação do PEF no contexto da APS não se detém somente nas atividades relacionadas a sua formação inicial, mas sim pelo conjunto de processos formadores e práticos oriundos de outras áreas da saúde, integralizando a esse profissional uma gama de conhecimentos, com o intuito de fortalecer as ações de saúde para a comunidade, no que diz respeito a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, buscando o trabalho em conjunto com a equipe de profissionais da saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Dessa forma, entende-se que as competências percebidas pelos PEF perpassam primordialmente pela vivência em si, e que não podem ser enumeradas, engessadas e/ou restritas a sua formação inicial, mas que devem ser formadoras e disseminadoras na sua atuação enquanto profissional de saúde.