SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)
|
41710 - PADRÕES DE ASSOCIAÇÃO NOS COMPONENTES DA SÍNDROME METABÓLICA EM HOMENS JEAN CARLOS ZAMBRANO CONTRERAS - UEFS, CAROLINE SANTOS SILVA - UEFS, ANNA PALOMA MARTINS ROCHA RIBEIRO - UEFS, RICARDO GASSMANN FIGUEIREDO - UEFS, TYSON ANDRADE MIRANDA - UEFS, THIAGO BELLO SANTOS - UEFS, RANDSON SOUZA ROSA - UEFS, ANA CAROLINA SILVA ASSUNÇÃO - UEFS, RICARDO BRIANEZI TIRABOSCHI - UEFS, JOSÉ DE BESSA JUNIOR - UEFS
Apresentação/Introdução A síndrome metabólica (SM) é um distúrbio metabólico comum decorrente do aumento da prevalência da obesidade, e refere-se a um dos problemas de saúde pública mais desafiadores do mundo.
Objetivos objetivo foi explorar os padrões de associação nos componentes da síndrome metabólica em participantes do sexo masculino de Feira de Santana, Bahia-Brasil.
Metodologia Participaram do estudo 4.263 homens com idade igual ou superior a 24 anos e inferior a 97 anos. Uma análise de classe latente (LCA) foi realizada para atingir os objetivos do estudo. LCA foi realizada em homens que apresentavam pelo menos um critério de SM de acordo com os critérios do NCEP ATP III.
Resultados São reconhecidas três classes latentes, classe assintomática em que estão presentes baixo HDLc, elevados triglicerídeos e, em menor grau, obesidade. Uma classe sintomática com hipertensão, glicemia de jejum elevada e obesidade, e a classe síndrome metabólica pacientes com quatro-cinco critérios. A obesidade parece ser um fator presente nas três classes identificadas.
Conclusões/Considerações Nossos resultados sugerem que a obesidade abdominal é um parâmetro presente em todas as classes, e que as estratégias para reduzir a incidência da síndrome metabólica devem focar na redução da obesidade abdominal em nossa população.
|