SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)
|
41331 - A INACEITÁVEL FOME: AÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA SEU ENFRENTAMENTO MARÍLIA MEYER BREGALDA - UFPB, SUELEN VIRGÍNIA PATRÍCIO DE MELO - UFPB, KAROLAINE VITORIA MACEDO DO NASCIMENTO - UFPB, BEATRIZ ROCHA MONTEIRO - UFPB, GABRIELLE GOMES MACIEL - UFPB, MAFRA LADEJANE DE SANTANA SILVA - UFPB, MATHEUS VICTOR BERNARDINO MENDES - UFPB, LARYSSA MOREIRA DIAS - UFPB, PRISCILLA DALVA DOS SANTOS SILVESTRE - UFPB, BRUNO HENRIQUE GARCÊS LIMA DE JESUS - UFPB
Apresentação/Introdução Atualmente, 33 milhões de brasileiros vivenciam a fome, que é maior nas regiões Norte e Nordeste (REDE PENSSAN, 2022). Motivado por este cenário, criou-se o Grupo de Pesquisa A inaceitável fome: identificação de famílias em situação de insegurança alimentar e de estratégias para seu enfrentamento a partir da Atenção Básica à Saúde - GPIFOME.
Objetivos Este resumo tem o intuito de relatar ações desenvolvidas pelo referido grupo: criação de um website e elaboração de cartilha com estratégias para enfrentamento da fome.
Metodologia A concepção, o planejamento e a produção das ações ocorreram por meio de reuniões quinzenais e de produções individuais ou em pequenos grupos, de acordo com os objetivos de cada uma. Para a elaboração da cartilha, em específico, realizou-se a divisão em equipes para pesquisa das estratégias desenvolvidas pelo poder público em seus níveis municipal, estadual e federal e por entidades privadas, ONGs e organizações comunitárias.
Resultados Elaborou-se um website para uso interno do grupo, com disponibilização de parte de seu conteúdo à comunidade externa, que reúne uma biblioteca virtual, mapeamentos das duas Unidades de Saúde da Família a partir das quais a pesquisa se desenvolve, e mapeamento do território nacional com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para identificação de municípios que adotam programas de enfrentamento da fome. Em seguida, construiu-se uma cartilha que apresenta informações sobre legislação de base, gestão/entidade executora, beneficiários, formas de acesso e periodicidade de ações de enfrentamento da fome desenvolvidas, principalmente, pelo poder público.
Conclusões/Considerações O aumento expressivo da fome, notadamente em locais como os territórios em que a pesquisa se desenvolve, torna necessárias pesquisas sobre a realidade vivenciada e formas articuladas de enfrentá-la. A divulgação da cartilha produzida e a articulação comunitária têm sido adotadas pelo grupo, de forma a combater a alienação sobre os direitos básicos à alimentação e apresentar estratégias vigentes de enfrentamento da fome.
|