SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)
|
40661 - A PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE EM ENCONTROS MUNDIAIS E NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FLORA CARVALHO DE OLIVEIRA E FREITAS FONSECA - ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO, WAGNER DE JESUS MARTINS - ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO
Período de Realização Junho de 2021 e Maio de 2022
Objeto da experiência Relato a respeito da participação em encontros globais como ECOSOC Youth Forum, Global Youth Economic Opportunities Summit e Wolrd Bank Youth Summit.
Objetivos Compartilhar as outras pessoas jovens, e com as que trabalham com a juventude, experiências a respeito da participação em eventos globais elaborados pela e para a juventude que incentivam o protagonismo jovem na promoção do desenvolvimento sustentável, incentivando fóruns similares no Brasil.
Metodologia Por meio do relato de um relato estruturado e baseado em conceitos relacionados à gestão de projetos, Desenvolvimento Sustentável e Diversidade e Inclusão, serão demonstradas maneiras de organização de ações similares e, também, estratégias de engajamento para a juventude. Além disso, serão apresentados os projetos campeões, elaborados com base nos determinantes sociais da saúde, em estratégias de comunicação popular e de implementação pela Fiocruz da Agenda 2030 em territórios vulneráveis.
Resultados Esperasse que a partir do relato outras pessoas possam ser incentivadas a participarem dessas ações, fortalecendo as estratégias para a juventude relacionadas à Agenda 2030 e, também, que organizações se sintam convidadas a elaborarem também ações similares adaptadas à realidade do Brasil.
Análise Crítica Os eventos que mencionados são realizados por instituições globais e ainda muito excludentes, não somente pela exigência do idioma inglês, mas, principalmente, pelo distanciamento com a realidade da juventude brasileira. Apesar disso, atualmente, essas iniciativas permanecem sendo referências mundiais e para que outras ações, mais inclusivas e relacionadas ao nosso país sejam valorizadas, precisamos falar sobre esses temas em fóruns como o da Abrasco e incentivá-las.
Conclusões e/ou Recomendações A juventude brasileira precisa fazer parte das discussões, ser ouvida, ter voz e vez, e ter os seus projetos de desenvolvimento mais valorizados e financiados, para que de fato seja alcançado um futuro verdadeiramente saudável e sustentável.
|