SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)
|
40531 - EFEITO DAS INTERVENÇÕES DE CONTROLE DA ANEMIA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO INFANTIL ISABELLE SIQUEIRA SCALERCIO DE AQUINO - UFF, TAN WENJUN - UFF, MARCELLE GONÇALVES CAMPOS - IFF/FIOCRUZ, DANIELE MENDONÇA FERREIRA - UFF, ANA BEATRIZ FRANCO SENA SIQUEIRA - UFF
Apresentação/Introdução A anemia é um problema de saúde pública fortemente associado às condições socioeconômicas de uma população. Países de menor renda apresentam elevada prevalência de anemia infantil, o que afeta negativamente no desenvolvimento físico e cognitivo, e torna relevante a identificação e implementação de intervenções efetivas na melhora do quadro e na reversão de atrasos do desenvolvimento infantil.
Objetivos Avaliar o potencial efeito de intervenções nutricionais relacionadas ao ferro em crianças anêmicas de até cinco anos de idade sobre seu desenvolvimento motor e cognitivo considerando a condição socioeconômica das crianças.
Metodologia Trata-se de uma revisão sistemática da literatura onde a busca das referências bibliográficas foi realizada a partir de uma estratégia contendo termos indexados no DeCs, sendo adaptada conforme a base de dados, sendo estas: PubMed, BVS, LILACS, SciELo, Web Of Science e SCOPUS.
Foram selecionados ensaios clínicos randomizados, com população composta por crianças de até cinco anos, que abordavam intervenções para controle da anemia, tendo como desfecho o desenvolvimento motor e cognitivo infantil. Os artigos foram selecionados a partir de critérios de inclusão pré-definidos. Os dados foram extraídos e a qualidade dos estudos foi avaliada utilizando a ferramenta de risco de viés da Cochrane.
Resultados A busca gerou 2873 artigos e 10 destes foram incluídos na revisão. Todos os artigos foram publicados em inglês entre os anos de 1970 e 2010.
Sete estudos foram conduzidos em países em desenvolvimento incluindo crianças pertencentes a famílias de menor poder aquisitivo ou de localidades mais pobres, onde observou-se uma elevada prevalência de crianças com anemia e uma associação positiva entre as intervenções, a saber a fortificação de alimentos e a suplementação medicamentosa com ferro realizada a longo prazo e melhores índices de desenvolvimento motor e cognitivo destas crianças.
Conclusões/Considerações Intervenções relacionadas ao ferro, a saber a fortificação de alimentos e a suplementação medicamentosa com ferro, mostraram impacto positivo na melhora da anemia entre crianças previamente anêmicas e sobre o desenvolvimento motor e cognitivo destas.
|