SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)
|
40476 - EFETIVIDADE DO GRUPO DE TABAGISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA BRUNA LOPES SALDANHA - SMS/RJ, CRISTIANE FRANCISCA VIEIRA SOUZA - SMS/RJ, ELAINE SOARES EMILIANO - SMS/RJ, MARIA APARECIDA GONZAGA RIBEIRO - SMS/RJ, VIVIAN NOGUEIRA GENTIL - SMS/RJ
Período de Realização A experiência foi realizada entre fevereiro e maio de 2022.
Objeto da experiência Barreiras para o fim do tabagismo em usuários de uma unidade de saúde da família que participam do grupo de tabagismo.
Objetivos Relatar as barreiras enfrentadas por participantes do grupo de tabagismo de uma Unidade de Saúde de Família.
Metodologia A experiência foi baseada na observação do tratamento dos usuários fumantes que desejam parar ou diminuir o uso de tabaco. A experiência ocorreu em uma unidade de saúde da família, localizada no município do Rio de Janeiro, no período de fevereiro a maio de 2022. Essas observações foram durante a participação no grupo de tabagismo e nas consultas individuais após o grupo, onde era avaliado o estado clínico, e psíquico na definição do grau de dependência do tabaco.
Resultados As barreiras são variadas, e estão relacionadas ao perfil socioeconômico, empregatício e as relações familiares. Nas questões socioeconômicas foi observado que a dificuldade na cessação do tabaco foi o desemprego, preocupação e estresse, levando o retorno ao fumo como válvula de escape. Ademais, muitos dos desistentes, referem que a pior barreira é conviver com familiares que fumam, pois ao sentir o cheiro do tabaco acaba cedendo à vontade de fumar.
Análise Crítica A dependência ao tabaco é considerado como uma doença crônica e que a recaída e o abandono ao tratamento são esperados durante o processo de diminuição e cessação do uso, porém, é necessário que os profissionais atuantes no grupo de tabagismo, reflitam sobre as suas limitações na condução ao grupo e as perspectivas a serem adotadas para grupos futuros. Ademais, a participação da equipe multidisciplinar é necessária para uma melhor abordagem a esse público-alvo.
Conclusões e/ou Recomendações A partir da experiência, conclui-se que é necessário uma equipe multidisciplinar para atuar no grupo de tabagismo, com o objetivo de atender ao usuário de forma integral, possibilitando a troca de experiência e atendimento das diversas demandas dos participantes de forma acolhedora, empática e responsável. Por fim, há necessidade da corresponsabilização dos usuários participantes para alcançar o objetivo final.
|