SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)
|
40456 - O NASF E A ACADEMIA CARIOCA COMO FACILITADORES DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: NOTAS SOBRE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PROPOSTA DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL HELAINE MARIA DA SILVA OLIVEIRA - UERJ, LIDIANE DIAS REIS - UNESA, RICHARDSON LEMOS DE OLIVEIRA - UNESA, DANIELA VOGEL DE SOUZA - UNESA, MATHEUS AUGUSTO DA SILVA BELIDIO LOUZADA - IFF/ FIOCRUZ, ALEXANDRO ALVES RIBEIRO - UNESA, LUIZIANE DE OLIVEIRA GERALDO DA SILVA CORREIA - UNESA, NÁDIA GABRIELA SOUZA QUARESMA CORREA - C.F SANDRA REGINA
Apresentação/Introdução O envelhecimento é um fenômeno natural e fisiológico cotidiano. No Rio de Janeiro, tem-se o programa Academia Carioca, junto a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que direcionam os profissionais do Núcleo de apoio a Saúde da Família (NASF) a desenvolver atividades físicas visando ampliar o acesso a saúde, educação, segurança e lazer a pessoas idosas ou em processo de envelhecimento.
Objetivos Com essa base, o objetivo deste estudo é descrever a importância do programa Academia Carioca e dos profissionais do NASF para o processo de saúde da população idosa.
Metodologia O método utilizado para a realização do estudo, foi uma revisão de bibliografia, qualitativa, do tipo descritiva.
Resultados Como resultados, podemos observar que a Academia Carioca possui papel fundamental na saúde da população em geral. Em idosos e pessoas em processo de envelhecimento, principalmente. A prática de atividade física diária complementa o plano terapêutico dos idosos que estão em acompanhamento de doenças crônicas não transmissíveis, como: Hipertensão e Diabetes. O convívio com outros membros do grupo corrobora também para o convívio social, estimulando o bem-estar físico, mental e social proporcionando independência para o idoso.
Conclusões/Considerações Podemos concluir que a Academia Carioca faz parte de um eixo crucial, a manutenção da saúde, além de prevenir surgimento de novos agravos aos usuários adeptos. A participação social que facilita a interação com outros membros do grupo, promove independência e colabora para autonomia, gerando qualidade de vida aos idosos em seu ambiente cotidiano.
|