Sessão Assíncrona


SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)

40153 - CONSUMO ABUSIVO DE CONTEÚDOS DA INTERNET NA BUSCA DO PADRÃO CORPORAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE
CLÁUDIA MARIA DA SILVA VIEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MATEUS BARROS FROTA CARVALHO - INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, KÁTIA MAGALY PINTO RICARTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, JOSÉ MARIA XIMENES GUIMARÃES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, SORAIA PINHEIRO MACHADO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ


Período de Realização
Este relato de Educação em Saúde foi efetuado em 2021.

Objeto da experiência
Trata-se de uma ação em que intencionou fazer um alerta sobre riscos no uso de conteúdos digitais que prometem “o corpo belo”.

Objetivos
Objetivou-se promover um espaço de reflexão com discentes do ensino médio de um Instituto Federal acerca dos perigos na busca do “corpo padrão” por meio de uma roda de conversa virtual sobre os conteúdos disponíveis na internet que prometem o corpo perfeito e quais os riscos dessas práticas.

Metodologia
A ação ocorreu no 2º semestre de 2021 e teve a participação de 40 discentes dos cursos técnicos na modalidade ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação do Maranhão. A estratégia de abordagem utilizada foi uma roda virtual intitulada de “usos e abusos de conteúdos miraculosos da internet em busca do padrão corporal”. A ação ocorreu em três etapas: convite aos alunos, apresentação de alguns dos conteúdos sobre o tema e execução da ação por meio da roda virtual.

Resultados
Muitos dentre os adolescentes fazem uso dos conteúdos virtuais com o intuito de obtenção do “corpo belo”. Isso foi percebido, em relação ao consumo de alimentos ou restrição alimentar e na prática de atividade física. Práticas como, ingerir suco de limão em jejum, fazer dieta da lua, dietas intermitentes, supressão de refeições diárias, alimentação à base de líquidos, práticas exageradas de exercícios, como realizar sessões de 300 agachamentos foram relatadas.

Análise Crítica
Esses comportamentos são nocivos, pois os adolescentes estão em fase de constituição corporal e óssea, as quais são influenciadas por esses determinantes. Além disso, aqueles que aderem a essas práticas, a maioria declarou não analisar os efeitos adversos à saúde e ações capazes de despertar os senso crítico-reflexivo, devem ser incentivadas no ambiente escolar a fim de potencializar a autonomia dos escolares em relação aos cuidados com sua saúde frente ao uso dos conteúdos das mídias.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que os adolescentes aderem às práticas nocivas à saúde disponíveis nas mídias para obtenção do “padrão corporal”, especialmente, nos aspectos nutricionais e na prática de atividade física. Não houve relato de uso de substâncias medicamentosas. Sugerem-se abordagens com grupos maiores como forma de prevenção da saúde individual e da coletividade, visto que tais conteúdos são de livre acesso a todos.