SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)
|
39571 - UMA QUESTÃO DE SAÚDE E AMBIENTE: DESREGULADORES ENDÓCRINOS E GENE PER3 DE POPULAÇÃO EXPOSTA A RESÍDUOS SIDERÚRGICOS GILVANIA BARRETO FEITOSA COUTINHO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA CESTEH/ENSP/FIOCRUZ-RJ, MARIA CAROLINA REIS DOS SANTOS - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA CESTEH/ENSP/FIOCRUZ-RJ, LUCAS FERREIRA FEITOSA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA CESTEH/ENSP/FIOCRUZ-RJ, MICHELLE NASCIMENTO-SALES - CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS (CCNH), UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC-UFABC, MARCELO AUGUSTO CHRISTOFFOLETE - CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS (CCNH), UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC-UFABC, MARIA DE FÁTIMA RAMOS MOREIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA CESTEH/ENSP/FIOCRUZ-RJ, RENATO MARÇULLO BORGES - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA CESTEH/ENSP/FIOCRUZ-RJ, SAYONARA VIEIRA DE AZEVEDO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA CESTEH/ENSP/FIOCRUZ-RJ, MARDEN SAMIR SANTA-MARINHA1 SANTA-MARINHA, M. S. - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA CESTEH/ENSP/FIOCRUZ-RJ, LILIANE REIS TEIXEIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA CESTEH/ENSP/FIOCRUZ-RJ
Apresentação/Introdução O Condomínio Volta Grande IV foi construído em 1998, está localizado no município do Rio de Janeiro. De 1986 a 1999 a Companhia Siderúrgica Nacional usou o terreno como aterro. Resíduos de origem industriais são considerados Desreguladores Endócrinos, a exposição pode interferir nos padrões de sono. Por isso, as comunidades próximas de atividades industriais estão seriamente expostas.
Objetivos Avaliar associação entre exposição ambiental a substâncias químicas (cádmio, chumbo, níquel, manganês, benzeno e tolueno), e o polimorfismos dos genes PER3, de acordo com o cronotipo em população residente área contaminada por resíduos siderúrgicos.
Metodologia Esta avaliação compreende ao estudo realizado entre 2017 e 2020 com 159 participantes que responderam aos questionários de saúde, trabalho, e à escala de sono de Pittsburgh. Foram coletadas amostras de sangue e urina. As concentrações de cádmio, chumbo, níquel, manganês, benzeno e tolueno, no sangue e urina foram determinados pelo método de GFAAS e Headspace GC, e a genotipagem foi realizada por PCR.
Resultados 47% dos participantes apresentaram o cronotipo vespertino, 42% o indiferente e 11%, matutino. O cronotipo indiferente foi associado a insônia e sonolência excessiva. O cronotipo da manhã com níveis superiores de manganês urinário (Kruskal Wallis qui-quadrado = 9,16; p <0,01). E, o cronotipo da noite estava associado a má qualidade de sono; concentrações mais elevadas de chumbo no sangue; níveis urinários elevados de benzeno e tolueno (χ2 = 11,20; p <0,01); em indivíduos não expostos profissionalmente (χ2 = 6. 98;p < 0,01); bem como em concentrações mais elevadas de benzeno (χ2 = 9,66;p <0,01) e tolueno (χ2 = 5,71;p <0,01) detectadas em residentes na zona de influência 2 (longe da escória).
Conclusões/Considerações O gene PER3 atua no sincronismo do ciclo vigília-sono, tal como, substâncias desreguladoras endócrinas (manganês, benzeno e tolueno) podem modificar os sítios ativos no Sistema Nervoso Central, provoca neurotoxicidade e dessincroniza a síntese de melatonina. Assim, cronotipos podem ser influenciados pela exposição ambiental em população exposta a resíduos siderúrgicos. Logo, como ações de saúde pública sobre área contaminada devem ser implantadas.
|
|