Sessão Assíncrona


SA1.4 - SAÚDE, NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR (TODOS OS DIAS)

39118 - VALIDADE E REPRODUTIBILIDADE DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAR AS ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE EM RÓTULOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS EMBALADOS NO BRASIL
CAMILA APARECIDA BORGES - NUPENS-USP, NEPA-UNICAMP, ANA CLARA DA FONSECA LEITÃO DURAN - NUPENS-USP, NEPA-UNICAMP


Apresentação/Introdução
A publicidade de alimentos e bebidas está relacionada ao consumo de alimentos não saudáveis e influenciam as preferências alimentares, atitudes e comportamentos, em especial entre as crianças e adolescentes. A publicidade em embalagens de alimentos e bebidas tem sido pouco investigada e protocolos de pesquisa validados para coleta de dados de publicidade em rótulos são igualmente escassos.

Objetivos
O objetivo deste estudo é analisar a validade de conteúdo e a reprodutibilidade intra e inter-avaliador de um protocolo desenvolvido para avaliar diferentes estratégias de publicidade em rótulos de alimentos e bebidas embalados no Brasil.

Metodologia
Foi desenvolvido um protocolo para avaliar publicidade em rótulos de alimentos e bebidas partindo de uma avaliação da literatura. A validação de conteúdo foi realizada por 15 juízes em duas partes usando a escala de Likert de 4 pontos: 1. avaliaram os atributos clareza, pertinência e relevância teórica e 2. reavaliaram as modificações realizadas. O índice de validade do conteúdo (IVC≥0,90) foi utilizado para medir a proporção de especialistas que expressaram concordância na primeira parte para cada atributo. O protocolo foi testado em um piloto com 1399 rótulos de produtos. A reprodutibilidade intra e inter-avaliador foi analisada com o Prevalence and Bias Ajusted Kappa (PABAK≥0.70).

Resultados
Um protocolo com 40 itens de publicidade foi criado com foco nos apelos para relações familiares, superioridade do produto/marca, diversão, conveniência, sabor, quantidade, dicas e receitas, esportes, atividades escolares. 45% dos itens tiveram seus conteúdos revisados e ou excluídos para melhorar clareza, pertinência e relevância teórica. Os juízes concordaram totalmente com as modificações realizadas em 57% dos casos e concordaram parcialmente em 43% deles. Os itens com pior desempenho intra e inter-avaliador no piloto foram sobre apelos para criança, conveniência, sabor, superioridade, diversão, status social, dicas culinárias, mascotes, imagens reais de alimentos e presença de sites.

Conclusões/Considerações
A análise de conteúdo por painel de juízes e a avaliação da reprodutibilidade permitiram obter um protocolo confiável para avaliar diferentes estratégias publicitárias presente nos rótulos de alimentos e bebidas no Brasil. A aplicação do protocolo possibilitará monitorar e avaliar a publicidade em rótulos de alimentos e bebidas no país.