Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

43808 - FATORES QUE INTERFEREM NA ADESÃO À ALIMENTAÇÃO OFERECIDA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO SEGUNDO A CONCEPÇÃO DE ATORES ESCOLARES
PATRÍCIA HENRIQUES - UFF, CAMILE ROBADY TORRES DE ALVARENGA - UFF, GEIZA DE VASCONCELLOS DE ALMEIDA - UFF, JULIANA MELENGATI DE MENDONÇA - UFF, MARINA MESSAS - UFF, BEATRIZ DUARTE SOARES - UFF, CAROLINA ANTUNES DIAS DARGAM - UFF


Apresentação/Introdução
O Programa Nacional de Alimentação Escolar é responsável por regulamentar a alimentação oferecida nas escolas públicas do Brasil, garantindo refeições adequadas e saudáveis. Apesar da sua importância, alguns fatores podem interferir na aceitação das refeições pelos estudantes e consequentemente na adesão à alimentação fornecida pelas escolas, impactando o alcance dos objetivos do programa.

Objetivos
Analisar a concepção de atores escolares acerca do conhecimento sobre o programa nacional de alimentação escolar e os fatores que interferem na adesão pelos alunos à alimentação oferecida na escola.

Metodologia
Realizou-se estudo de abordagem qualitativa com gestores, pedagogos e merendeiros de escolas públicas de um município do Rio de Janeiro, como parte de um projeto de pesquisa sobre ambiente alimentar, aceitabilidade das preparações do cardápio e fatores associados à adesão a alimentação escolar em escolas públicas, aprovado pelo comitê de ética e pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro. Foram realizadas entrevistas por meio de questionário semiestruturado com questões relacionadas a alimentação oferecida na escola; adesão à alimentação escolar; conhecimento sobre o PNAE; educação alimentar e nutricional. A análise qualitativa foi constituída pela análise de conteúdo temática.

Resultados
As falas dos depoentes demonstraram que a presença de cantina, o dia sem proteína animal e o nível social dos alunos, são os principais fatores que podem interferir na adesão a alimentação pelos alunos. Aspectos relacionados aos cardápios e a irregularidade na entrega dos gêneros alimentícios, além das condições de estrutura e de distribuição da alimentação nos refeitórios, que podem competir com o tempo de brincar, também foram como fatores que podem interferir na adesão a alimentação escolar. Os atores escolares possuem conhecimento superficial sobre o PNAE e apenas um deles relatou que o tema da alimentação está inserido no projeto pedagógico da escola.

Conclusões/Considerações
As concepções acerca do conhecimento do PNAE foram pouco fundamentadas, especialmente sobre a alimentação escolar como direito. A escola foi percebida apenas como local que fornece refeições saudáveis, contudo foram apontadas inadequações do cardápio. Apesar de identificarem aspectos positivos quanto à alimentação escolar, os fatores citados como possíveis barreiras para adesão dos alunos, podem afetar e comprometer a eficácia do PNAE.