Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

43745 - CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE ALIMENTAR NO ENTORNO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE UMA METRÓPOLE BRASILEIRA
LARISSA EDWIGES ANANDA DA SILVA - UFMG, THALES PHILIPE RODRIGUES DA SILVA - UFMG, OLIVIA SOUZA HONÓRIO - UFOP, MONIQUE LOUISE CASSIMIRO INÁCIO - UFOP, LARISSA LOURES MENDES - UFMG


Apresentação/Introdução
Em virtude da quantidade de tempo que estudantes, servidores e colaboradores permanecem nas instituições de ensino superior (IES) diariamente, as refeições realizadas dentro ou no entorno podem influenciar os hábitos alimentares desse público. Assim, as características do varejo de alimentos, principalmente para consumo imediato, no entorno e nas proximidades das IES devem ser exploradas.

Objetivos
Caracterizar o ambiente alimentar no entorno de instituições de ensino superior públicas e privadas em uma metrópole brasileira e avaliar a presença de pântanos alimentares.

Metodologia
Trata-se de estudo ecológico, realizado no município de Belo Horizonte, no qual foram incluídas 299 IES públicas e privadas, com dados de 2019. Como unidade de análise, foi utilizado o buffer network com 500 metros, traçado a partir de um ponto geográfico representado pelas IES. Para descrever o ambiente alimentar do entorno das instituições, foram utilizados dados de estabelecimentos com predominante venda de alimentos para consumo imediato. A presença de pântanos alimentares foi avaliada por meio de cálculo que considerou a soma de lojas de doces, mercearias e lanchonetes, localizados na área do buffer.

Resultados
Dentre as IES avaliadas, 285 (95,32%) pertenciam à iniciativa privada e 14 (4,68%) à rede pública. Os estabelecimentos com venda de alimentos para consumo imediato mais disponíveis no entorno das IES foram restaurantes (26; 12-63), lanchonetes (25; 12-65) e bares (9; 5-17), sendo que 100% dos buffers avaliados apresentaram ao menos um estabelecimento dentre as categorias selecionadas. Ademais, constatou-se que uma quantidade elevada de IES (≥ 97%) encontra-se em áreas classificadas como pântanos alimentares, os quais estão situados, predominantemente, em setores censitários de maior renda per capita.

Conclusões/Considerações
O ambiente alimentar no entorno das IES demonstrou ser caracterizado pela elevada disponibilidade de estabelecimentos com venda de alimentos ultraprocessados e bebidas alcóolicas, o que reforça a necessidade de atenção especial devido aos impactos subjacentes à saúde dos universitários. Observa-se também a necessidade de regulamentação voltada para o ambiente alimentar dos arredores, que garanta um ambiente alimentar universitário mais saudável.