Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

42308 - ANÁLISE DAS PROMOÇÕES DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS E PREPARAÇÕES CULINÁRIAS NO MAIOR APLICATIVO DE DELIVERY DE COMIDAS DO BRASIL
JULIANA AP. GAMA BAPTISTA - FSP-USP, LUIZA RODRIGUES DIAS - FSP-USP, RENATA BERTAZZI LEVY - FMUSP, MARIA ALVIM LEITE - FMUSP


Apresentação/Introdução
Com o início da pandemia de COVID-19, houve uma importante migração do comércio para o ambiente digital, aumentando a oferta de comida por meio de aplicativos de delivery. Esse aumento, entretanto, pode impactar negativamente padrões alimentares, diante da ampla disponibilidade de alimentos ultraprocessados.

Objetivos
Verificar diferenças nas características das promoções de alimentos ultraprocessados e preparações culinárias disponíveis no maior aplicativo de delivery de comidas do Brasil em bairros com distintas categorias de renda na cidade de São Paulo, SP.

Metodologia
Foram sorteados 20 bairros categorizados segundo quartos do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). No ponto correspondente ao centroide de cada bairro, foram coletados dados de promoções disponíveis no aplicativo iFood. Foram registradas informações acerca do tipo do estabelecimento, tipo de refeição, nota de avaliação, distância, tempo de entrega, valor de desconto, preço e taxa de entrega. As promoções foram classificadas em predominantemente preparação culinária (PC) ou predominantemente ultraprocessado (AUP). As características das promoções foram descritas e comparadas segundo as categorias (PC ou AUP) e o nível socioeconômico do bairro.

Resultados
Foram analisadas 350 promoções. Observou-se uma maior prevalência de promoções categorizadas como AUP em três dos quatro quartos de IDHM. Locais que ofereciam predominantemente PC estavam mais próximos dos pontos que os locais que ofereciam AUP (0,67 km versus 0,89 km). Um padrão pôde ser percebido nos resultados encontrados, embora não estatisticamente significativos: em todos os estratos, o preço médio foi maior para AUP. Observou-se, também, que o desconto era maior para essa categoria de promoções, exceto no quarto terço de IDHM.

Conclusões/Considerações
Diante da ampla oferta de AUP nas promoções no maior aplicativo de delivery de comidas do Brasil, parecem necessárias investigações e uma possível regulamentação dos ambientes alimentares digitais, a fim de minimizar o estímulo ao consumo de alimentos ultraprocessados.