Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

41965 - AMBIENTE ALIMENTAR E O CONSUMO DE BEBIDAS ULTRAPROCESSADAS ENTRE ADULTOS DE UMA REGIÃO METROPOLITANA DO BRASIL
RISIA CRISTINA EGITO DE MENEZES - UFAL, JULIANA SOUZA OLIVEIRA - UFPE, RICARDO ALMENDRA - UC, PEDRO ISRAEL CABRAL DE LIRA - UFPE, NATHÁLIA BARBOSA DE AQUINO - UFPE, NATHALIA PAULA DE SOUZA - UFPE, VANESSA SÁ LEAL - UFPE, EMÍLIA CHAGAS COSTA - UFPE, LEOPOLDINA AUGUSTA SOUZA SEQUEIRA DE ANDRADE - UFPE, PAULA SANTANA - UC


Apresentação/Introdução
O consumo alimentar é resultante de múltiplas interações influenciadas por diversos fatores, tais como o ambiente alimentar que tem se mostrado capaz de moldar as escolhas alimentares. O ambiente alimentar comunitário e do consumidor tem sido associado ao maior consumo de bebidas ultraprocessadas, em especial, entre indivíduos que vivem em ambientes de alta vulnerabilidade social.

Objetivos
Avaliar a associação entre o ambiente alimentar, comunitário e do consumidor, e o consumo habitual de bebidas ultraprocessadas entre adultos da Região Metropolitana do Recife (RMR), Brasil.

Metodologia
Foi desenvolvido estudo transversal, com dados do indivíduo, ambiente alimentar e da vizinhança, na RMR/2019. Foram coletadas informações de 430 indivíduos, com idade entre 20 e 59 anos; auditadas 231 lojas de alimentos localizadas no buffer de 1,6 km, a partir das residências; recolhidos dados censitários (renda média e escolaridade). Usamos modelos de regressão logística multinível para associar o consumo habitual de bebidas ultraprocessadas com características do ambiente alimentar, ajustados por características individuais e da área de residência.

Resultados
Cerca de 30% dos indivíduos relataram ingerir bebidas ultraprocessadas de forma habitual; o maior consumo de bebidas ultraprocessadas foi significativamente associado à idade (OR: 0,96), menor escolaridade (OR: 2,06), alta densidade de lojas que vendiam predominantemente alimentos ultraprocessados (OR: 2,34) e menor disponibilidade de frutas e vegetais nessas lojas (OR:0,49).

Conclusões/Considerações
Características do ambiente alimentar comunitário (alta densidade de lojas que comercializam predominantemente alimentos ultraprocessados) e do consumidor (menor disponibilidade de frutas/vegetais) foram associadas ao maior consumo de bebidas ultraprocessadas entre indivíduos residentes em uma área de alta vulnerabilidade socioeconômica. Faz-se necessário intervenções no ambiente alimentar para reduzir a ingestão dessas bebidas.