Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

40525 - CONFIABILIDADE DAS ALEGAÇÕES DE SAÚDE, NUTRIÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM RÓTULOS DE BEBIDAS ENCONTRADOS EM BASES DE DADOS COMERCIAIS
CAROLINA HATSUKO KIKUTA BATISTA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, CAMILA APARECIDA BORGES - NÚCLEO DE PESQUISAS EPIDEMIOLÓGICAS EM NUTRIÇÃO E SAÚDE (NUPENS), FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ALIMENTAÇÃO (NEPA), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, ANA CLARA DURAN - NÚCLEO DE PESQUISAS EPIDEMIOLÓGICAS EM NUTRIÇÃO E SAÚDE (NUPENS), FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ALIMENTAÇÃO (NEPA), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS


Apresentação/Introdução
Alegações de saúde, nutrição e de sustentabilidade são amplamente utilizadas nos rótulos de alimentos e bebidas comercializados no Brasil. Dados secundários comercializados por empresas podem ser úteis para monitorar essas informações. Como estes dados podem não ser totalmente adequados para uso científico, avaliar a confiabilidade destes dados é prioritário.



Objetivos
Analisar a concordância de informações de alegações de saúde, nutrição e de sustentabilidade em rótulos de bebidas adoçadas comercializadas no Brasil provenientes bases de dados comerciais e de coleta de dados primários.

Metodologia
A análise foi realizada para o grupo de bebidas adoçadas (refrigerantes, sucos, bebidas prontas para o consumo, néctar, chás gelados). Utilizamos informações de alegações fornecidas pelo banco de dados Mintel-GNPD (Banco Global de Novos Produtos). Os dados primários foram coletados por pesquisadores treinados seguindo protocolos previamente testados. Verificamos a concordância entre as informações de alegações de saúde, nutrição e de sustentabilidade presentes nas duas fontes de dados com o Prevalence and Bias Adjusted Kappa (PABAK>0,70).

Resultados
Um total de 147 bebidas adoçadas foram avaliadas e tiveram suas alegações comparadas provenientes das duas fontes de dados. Para alegações de saúde foi observado concordância substancial entre as bases de dados (PABAK = 0,78 IC95% 0,68-0,88), para alegações de nutrição foi observado alta concordância (PABAK = 0,90 IC95% 0,83-0,97), assim como para alegações de sustentabilidade (PABAK = 0,95 IC95% 0,91-1,00).

Conclusões/Considerações
Houve alta concordância entre dados primários e presentes em base de dados comerciais de rótulos de alimentos para alegações de nutrição e de sustentabilidade. Alegações de saúde apresentaram concordância substancial. O monitoramento de alegações pode contribuir no aprimoramento de políticas públicas que melhorem as informações nos rótulos aos consumidores. Dados secundários podem ser de menor custo e confiáveis para avaliação dessas informações.