SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)
|
40495 - DISPONIBILIDADE E PREÇOS DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NA REGIAO CENTRAL E BAIRROS ADJACENTES DE UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE MINEIRA RAMON SIMONIS PEQUENO - UFJF, MARIANA LAMHA CASTELLÕES - UFJF, ANA PAULA CARLOS CÂNDIDO MENDES - UFJF, PRISCILA MOREIRA DE LIMA PEREIRA - UFJF, MICHELE PEREIRA NETTO - UFJF, MELINA GABRIELA MONTEIRO - UFJF, LIZ KEYLA SALCEDO BANDERA - UFJF
Apresentação/Introdução O ambiente alimentar compreende um espaço geográfico refletor das escolhas alimentares dos indivíduos. Um ambiente com alta oferta de alimentos ultraprocessados e fast foods propicia maior incentivo aos consumidores de adquirirem tais alimentos. Nesse sentido, o ambiente alimentar é um lugar crítico no sistema alimentar para lidar com a pandemia global de obesidade e desnutrição.
Objetivos O objetivo do estudo foi analisar o ambiente alimentar do consumidor. Foram analisados fatores como disponibilidade e preços de alimentos ultraprocessados no centro da cidade e nos bairros adjacentes.
Metodologia Estudo ecológico. Os dados foram coletados pelo instrumento ESAO-S que avalia estabelecimentos de comercialização de alimentos para consumo no domicílio. As análises das amostras foram realizadas por meio do software Epi InfoTM e as análises estatísticas foram calculadas no software SPSS.
Resultados Foram auditados 102 estabelecimentos, sendo 25 na região central e 77 nas regiões adjacentes, sendo as amostras proporcionais a quantidade total na região central e nas regiões adjacentes. A disponibilidade de alimentos como biscoito recheado de chocolate e salgadinho de milho foram maiores nos bairros adjacentes em comparação ao centro da cidade. Os demais alimentos ultraprocessados não apresentaram discrepâncias nas comparações analisadas. Em relação aos preços dos alimentos, foram observados preços significativamente menores de biscoitos recheados de chocolate nos bairros adjacentes em relação ao centro.
Conclusões/Considerações Os fatores que permeiam os níveis socioeconômicos desempenham um papel determinante na disponibilidade e acesso aos alimentos. São necessários incentivos em avaliações e intervenções das vendas de produtos alimentícios para assegurar a saúde da população. Além disso, é necessário uma maior transparência dos itens contidos dentro dos produtos alimentícios nos rótulos, como também o que o consumo deles pode acarretar na saúde dos consumidores.
|