SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)
|
40454 - ANÁLISE DE CONCORDÂNCIA DE CONTEÚDO DE NUTRIENTES CRÍTICOS EM RÓTULOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS PROVENIENTES DE DADOS PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS BEATRIZ SILVA NUNES - UNICAMP, CAMILA APARECIDA BORGES - UNICAMP, ANA CLARA DA FONSECA LEITÃO DURAN - UNICAMP
Apresentação/Introdução Novas normas de rotulagem nutricional entrarão em vigor em outubro de 2022 e com isso alimentos com alto conteúdo de açúcar adicionado, sódio e gordura saturada deverão receber selos de advertência frontal em formato de lupa. No entanto, monitorar essa política se torna um desafio uma vez que não há dados públicos com informações detalhadas dos produtos embalados comercializados no país.
Objetivos Comparar as informações acerca do conteúdo de sódio, gordura total, saturada, trans, açúcar total e edulcorantes em alimentos e bebidas embalados comercializados no Brasil provenientes de dados primários e comerciais.
Metodologia Foram utilizados dados primários de rótulos de alimentos e bebidas coletados nas cinco maiores redes de supermercados do Brasil no ano de 2017 e dados comerciais provenientes do banco global de alimentos e bebidas embalados – Mintel para o mesmo ano. Um total de 1.053 alimentos ultraprocessados foram encontrados em ambas as bases de dados. Dados de composição nutricional foram utilizados para criar variáveis de conteúdo de nutrientes críticos, segundo modelo de perfil de nutrientes da OPAS, em ambas as bases. Foram comparados os nutrientes críticos como sódio, gordura total, trans e saturada, açúcar livre e edulcorantes dos bancos de dados por meio dos coeficientes de Kappa (Kappa>0,70).
Resultados Encontramos alta concordância no conteúdo de sódio (Kappa=0,90, IC95% 0,87-0,93), gordura total (Kappa=0,94, IC95% 0,92-0,96), gordura saturada (Kappa=0,91, IC95% 0,88-0,94) e para a presença de edulcorantes (Kappa= 0,93, IC95% 0,90-0,96). Açúcar livre (Kappa=0,80, IC95% 0,72-0,88) e gordura trans (Kappa=0,81, IC95% 0,73-0,89) apresentaram concordância substancial entre as bases.
Conclusões/Considerações As análises de comparação do conteúdo de nutrientes críticos em alimentos e bebidas disponíveis em bases de dados primários e secundários demonstraram boa ou alta concordância. Portanto, bases de dados comerciais têm grande potencial de uso no monitoramento do conteúdo de nutrientes de alimentos embalados.
|