SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)
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40133 - CARACTERIZAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS CADASTRADOS EM UMA PLATAFORMA DE APLICATIVO DE DELIVERY DE ALIMENTOS: SIMILARIDADE OU DISPARIDADE ENTRE CIDADES DA AMÉRICA LATINA? JULIANA DE PAULA MATOS - UFMG, KAREN CAROLINA MARTINS JULIÃO - UFMG, PAULA MARTINS HORTA - UFMG
Apresentação/Introdução Os aplicativos de delivery de alimentos (ADA) são ferramentas digitais populares na América Latina e que têm ampliado a disponibilidade, a acessibilidade e o marketing de alimentos ultraprocessados. Esse cenário é crítico pela não extensão de políticas de proteção ao consumidor no ambiente digital e pelo alto consumo desses alimentos estar associado às doenças crônicas não transmissíveis.
Objetivos Caracterizar o perfil dos estabelecimentos de alimentos em um popular ADA em 9 cidades da América Latina em outubro de 2020.
Metodologia Estudo exploratório. Coletou-se as palavras-chave usadas por 3.339 estabelecimentos de alimentos ativos em um ADA em Buenos Aires (BA), São Paulo (SP), Santiago do Chile (SC), Bogotá (BG), San José (SJ), Quito (QT), Cidade do México (CM), Lima (LM) e Montevideo (MV). Estas palavras se referem ao perfil de refeições ofertadas por cada estabelecimento e foram organizadas nas categorias: ‘Culinária Típica’ (n=1017), ‘Lanches’ (n=842), ‘Sobremesas’ (n=505), ‘Pratos Proteicos’ (n=404), ‘Café da Manhã’ (n=364), ‘Saudável’ (n=207). A proporção das palavras-chave foi estimada no ADA das cidades e comparada entre elas.
Resultados ‘Saudável’ e ’Sobremesa’ são palavras-chave pouco comuns na identificação dos estabelecimentos. A primeira foi verificada em <9% das cidades, enquanto ‘Sobremesa’ oscilou de 12,9-19,9%, exceto em MV e QT (<11%). Estabelecimentos de MV, BA e SP usaram ‘Lanches’ em >30% dos casos, taxa superior a identificada na CM e QT. Valores intermediários (20-30%) foram notados em LM, SJ, SC e BG. Nos estabelecimentos da CM, o uso da palavra-chave ‘Culinária típica’ foi maior (51%) ao das demais cidades (14,8%-36%). ‘Pratos proteicos’ foram mais comuns em estabelecimentos de QT (38,3%) e menos na CM (6,1%), MV (3,8%) e SP (0%). ‘Café da manhã’ foi uma palavra-chave frequente em SP, LM, BG (>17,0%).
Conclusões/Considerações As palavras-chave que identificam os estabelecimentos no ADA são díspares na América Latina, indicando uma oferta de alimentos diferente entre as cidades. Isso pode estar relacionado às particularidades culturais, sociais e econômicas de cada uma delas. Apesar disso, a baixa frequência da palavra-chave ‘Saudável’ e a alta ocorrência de ‘Lanches’ denotam o pouco estímulo do ADA em ofertar alimentos saudáveis em detrimento dos não saudáveis.
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