Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

39991 - AVALIAÇÃO DO AMBIENTE ALIMENTAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE FONTES SECUNDÁRIAS DE DADOS E AUDITORIAS DE RUA DE UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE DO SUL DO BRASIL
VANESSA BACKES - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS, GABRIEL BRUNELLI - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS, CRISTINA CAFRUNI - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


Apresentação/Introdução
Os métodos de avaliação do ambiente alimentar existentes ainda são escassos e que demandam alto investimento financeiro e de recursos humanos na sua aplicação.

Objetivos
Este estudo teve como objetivo comparar dados do ambiente alimentar obtidos por auditoria de rua e fontes de dados secundárias, em um município do sul do Brasil.

Metodologia
Para a auditoria, identificou-se os estabelecimentos de alimentos existentes em uma área pré-definida do município de São Leopoldo, RS e avaliados os alimentos comercializados. Para identificação dos estabelecimentos oficialmente registrados no município, os dados foram obtidos na Prefeitura Municipal da mesma cidade . Nas análises descritivas utilizou-se frequências absolutas e relativas. Após, foram aplicadas medidas de acurácia diagnóstica para avaliar de forma quantitativa o número de estabelecimentos de alimentos em relação aos diferentes métodos aplicados.

Resultados
Na análise quantitativa, encontrou-se kappa 0,54 (IC95%: 0,50-0,58), valor preditivo positivo de 0,73 (IC95%: 0,69-0,78), concordância 0,65 (IC95%: 0,62-0,68) e sensibilidade de 0,73 (IC95%: 0,68-0,78), com precisão de moderada a substancial. Na análise qualitativa, utilizando-se classificações de acordo com os dados oficiais, considerando somente o tipo de estabelecimento e examinando a concordância com dados da auditoria, considerando a sua classificação de acordo com os alimentos comercializados, encontrou-se concordância 0,08 para mercado como não saudável, 0,37 para mercearia como não saudável e 0,67 para fruteira como saudável, com precisão de fraca a substancial.

Conclusões/Considerações
Entre os principais achados, os dados oficiais mostraram-se como um método adequado para avaliação quantitativa do ambiente alimentar, porém, para uma análise qualitativa adequada, a avaliação in loco e com a utilização de um instrumento validado, é necessária.