Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

39898 - CONSUMO ALIMENTAR DE IDOSOS COM DIABETES: DADOS DO INQUÉRITO TELEFÔNICO VIGITEL
LIDIANE BARBOSA SANTIAGO - UNICAMP, PRISCILA MARIA STOLSES BERGAMO FRANCISCO - UNICAMP, ALDIANE GOMES DE MACEDO BACURAU - UNICAMP, TATIANE MELO DE OLIVEIRA - UNICAMP, ANA MARIA PITA RUIZ - UNICAMP, DANIELA DE ASSUMPÇÃO - UNICAMP


Apresentação/Introdução
O diabetes mellitus é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes na população idosa. A alimentação saudável é fundamental para a prevenção e controle da doença, assim como das diversas comorbidades, complicações e incapacidades associadas ao diabetes. A avaliação do perfil alimentar de idosos com diabetes pode apoiar ações estratégicas preventivas em saúde pública.

Objetivos
Caracterizar os hábitos alimentares de idosos residentes nas capitais brasileiras, segundo a presença de diabetes mellitus.

Metodologia
Estudo transversal, de base populacional, com dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, Vigitel 2018. Com base em uma amostra de 15.338 idosos (≥ 65 anos), avaliou-se o consumo de hortaliças, frutas, suco natural e refrigerante/suco artificial durante a semana e por dia, e também o consumo de alimentos in natura e ultraprocessados no dia anterior à entrevista. O diagnóstico de diabetes foi obtido da questão “Algum médico já lhe disse que o(a) Sr.(a) tem diabetes?” (sim/não). Utilizou-se regressão logística ajustada para se obter razões de chance (odds ratio:OR) e as associações foram determinadas pelo teste de Wald (p<0,05).

Resultados
O diagnóstico de diabetes foi autorreferido por 23,1% (IC95%:21,8-24,6) dos idosos com 65 a 106 anos. O consumo de refrigerante/suco artificial (≥5 dias/semana) foi menor naqueles com diabetes (OR=0,71;p=0,039), sem diferenças significativas no consumo semanal de hortaliças, frutas e suco natural. Entre os idosos com diabetes, verificou-se maior consumo diário de hortaliças cruas (2 vezes: OR=1,30; p=0,021), frutas (≥2 vezes: OR=1,19; p=0,040) e refrigerante diet (OR=3,0; p<0,001). No dia anterior à entrevista, os idosos com diabetes apresentaram frequências mais altas de consumo de leite, biscoito salgado, pães de pacote, e mais baixas de carnes, biscoito doce, bebida láctea e doces.

Conclusões/Considerações
O diagnóstico autorreferido de diabetes não se associou ao consumo de alimentos saudáveis, como hortaliças e frutas. O consumo de refrigerante/suco artificial (5 ou mais dias/semana) foi menor entre aqueles com diabetes e, para os que ingeriram essas bebidas, as do tipo diet foram mais consumidas pelos idosos com a doença. Os dados destacam a importância da promoção da alimentação saudável, com orientações sobre o consumo de produtos dietéticos.