Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

39403 - PROMOÇÃO DE ALIMENTOS IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADOS EM ENCARTES DE SUPERMERCADOS
AMANDA DE OLIVEIRA REQUENA LEME - UFGD, JENYFER FERREIRA - UERJ, JULIANA NUGOLI ZAGO - UFGD, ALESSANDRA SILVA DIAS DE OLIVEIRA - UERJ, CAROLINE CAMILA MOREIRA - UFGD


Apresentação/Introdução
No Guia Alimentar para População Brasileira (GAPB) consta que uma alimentação saudável (AS) é baseada em alimentos in natura/minimamente processados (AIN/MP). Adotar AS não é mera escolha individual. Locais que vendem e promovem AIN/MP influenciam na adoção da AS. Supermercados ocupam papel central no sistema alimentar e utilizam encartes para moldar escolhas alimentares dos consumidores.

Objetivos
O estudo visa avaliar a promoção de alimentos in natura e/ou minimamente processados em encartes de supermercados brasileiros.

Metodologia
Estudo transversal que avaliou promoção AIN/MP em encartes de cinco redes de supermercados da região metropolitana do Rio de Janeiro. Foram coletados encartes disponíveis entre junho/2019 e maio/2020. Os alimentos foram categorizados segundo Classificação NOVA. Foram selecionado apenas AIN/MP, sendo subdivididos conforme GAPB (bebidas/infusões; laticínios; frutas/hortaliças; leguminosas; cereais/farinhas/massas; carnes/ovos; oleaginosas; outros AIN/MP). Dados apresentados em valores absolutos e relativos e segundo tipo de encarte (tradicional; hortifruti; outros setores de alimentos; especial). Análise estatística feita no Stata® 12.0, por meio do teste qui-quadrado com significância de 5%.

Resultados
Foram analisados 627 encartes com 68.488 alimentos, dos quais 30,6% eram AIN/MP. Carnes/ovos foram mais promovidos (42,3%), seguido de frutas/hortaliças (20,2%) anunciados mais em encartes de hortifruti. Tanto laticínios quanto cereais/farinhas/massas e bebidas/infusões representaram cerca de 10,0% dos anúncios. Leguminosas (3,8%), outros AIN/MP (0,2%) e oleaginosas (0,1%) foram pouco promovidos.

Conclusões/Considerações
Constatou-se desequilíbrio na promoção dos subgrupos com diferenças entre os tipos de encarte. Deve-se dar luz à discussão sobre a promoção de alimentos no varejo alimentar, sendo necessário a formulação de políticas e programas que incentivem uma promoção equilibrada dos diversos subgrupos de AIN/MP, em consonância com as diretrizes do GAPB.