Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

38762 - CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE ALIMENTAR DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO INTERIOR DA BAHIA
ANDRÉ DIAS ARAUJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, JÚLIA SOUZA DE MELO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, REBECA ROCHA ANDRADE XAVIER - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, LEIDIANE LACERDA FOGAÇA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ALEANDRA SANTOS NASCIMENTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MARIANA SILVA BEZERRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Apresentação/Introdução
O ambiente alimentar é um conjunto de fatores físicos, econômicos, políticos e socioculturais que impacta nas escolhas alimentares e situação de saúde dos indivíduos. O espaço universitário pode ser um potente mecanismo de promoção da saúde. Então, é importante sua avaliação para o norteamento de ações no que cerne o acesso a uma alimentação saudável.

Objetivos
Avaliar o ambiente alimentar de uma Universidade pública situada no interior do estado da Bahia.

Metodologia
Trata-se de um estudo transversal exploratório-descritivo realizado em uma Universidade pública, situada em Vitória da Conquista, localizada no Sudoeste da Bahia. Nesta há sete cursos diurnos de graduação e cinco programas de pós-graduação, na área de ciências biológicas e da saúde. A coleta de dados ocorreu em maio de 2022, em que foram identificados os estabelecimentos que comercializam alimentos no interior da Universidade e realizada uma auditoria por meio do instrumento para avaliação do ambiente alimentar universitário do Grupo Colaborativo de Estudos sobre o Ambiente Alimentar Universitário (Calu). Posteriormente, prosseguiu-se com a análise dos dados.

Resultados
Foram identificados apenas dois estabelecimentos de comercialização de alimentos no interior do campus: o Restaurante Universitário que serve apenas almoço e uma lanchonete que funciona durante todo período diurno. Foi observado que essa lanchonete apresenta uma alta oferta de alimentos ultraprocessados, como doces e balas (14 tipos), bombons e chocolates em barra (09), refrigerantes (09), bolos e brigadeiros (09), salgadinhos de pacote (04), dentre outros. Além disso, há presença de propaganda para incentivo ao consumo de refrigerantes e produção de alimentos fritos, uso de embutidos e gordura saturada. Foi visto ainda, uma baixa oferta de alimentos in natura como frutas, verduras e legumes.


Conclusões/Considerações
O ambiente alimentar da Universidade avaliada apresenta uma alta oferta de alimentos ultraprocessados, além do baixo acesso à alimentos adequados e saudáveis, indo contra às recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. O que configura um ambiente alimentar potencialmente obesogênico, que pode refletir na qualidade da alimentação e, consequentemente, na saúde da comunidade universitária.