Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

38725 - IMPLEMENTAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA EM ESCOLAS DE PELOTAS (RS): UM PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO
LEONARDO POZZA SANTOS - UFPEL, ANTONIO ORLANDO FARIAS MARTINS FILHO - UFPEL, JÉSSICA CAROLLINA VON SCHUSTERSCHIZ SOARES SCHIATTI - UFPEL, CRISTINA CORRÊA KAUFMANN - UFPEL, GICELE COSTA MINTEM - UFPEL, LUDMILA CORREA MUNIZ - UFPEL


Apresentação/Introdução
Apesar de trazer recomendações para uma alimentação saudável, o guia alimentar para a população brasileira (GAPB) é pouco conhecido pela população geral. Assim, a implementação do GAPB no ambiente escolar é importante para estimular a autonomia e as escolhas alimentares de estudantes, visto que crianças e adolescentes são os mais expostos ao consumo de ultraprocessados (UP).

Objetivos
Apresentar o protocolo de estudo para implementação do GAPB, a fim de aumentar a adesão a práticas alimentares saudáveis, reduzir o consumo de UP e prevenir a obesidade em estudantes do 9° do ensino fundamental da rede municipal de Pelotas.

Metodologia
Estudo de intervenção, longitudinal, em turmas do 9° ano de 10 escolas municipais de Pelotas (RS). No baseline, serão avaliados o consumo alimentar, práticas alimentares, obstáculos para uma alimentação saudável e o conhecimento dos estudantes sobre o GAPB. Cinco escolas serão alocadas aleatoriamente para receber a intervenção, baseada em atividades de educação nutricional para implementação do GAPB. Estudantes e professores serão questionados sobre elementos-chave que possam impactar a intervenção. Após, serão coletadas as mesmas informações do baseline nas dez escolas. O sucesso da intervenção proposta será avaliado a partir dos critérios de Glasgow para ciência da implementação.

Resultados
Espera-se que a intervenção seja capaz de aumentar o conhecimento dos estudantes sobre o GAPB quando comparado com os dados do baseline, bem como aos estudantes das escolas do grupo controle. De posse de maior conhecimento, acredita-se que os estudantes possam ter maior adesão a práticas alimentares saudáveis e, assim, diminuir o consumo de UP. Caso seja detectado que a intervenção tenha melhorado a adesão às práticas alimentares saudáveis recomendadas pelo GAPB ou tenha reduzido o consumo de UP, será realizado um escalonamento da implementação nas escolas do grupo controle, em um primeiro momento, e nas demais escolas da rede de ensino de Pelotas posteriormente.

Conclusões/Considerações
Se esse estudo de intervenção for capaz de aumentar o conhecimento dos estudantes sobre o GAPB e, consequentemente, aumentar a adesão a práticas alimentares saudáveis e diminuir o consumo de UP, haverá um protocolo com potencial de ser implementado e disseminado no ambiente escolar, podendo resultar em impactos positivos, sustentáveis e de longo prazo na saúde dos adolescentes.