Sessão Assíncrona


SA1.3 - SAÚDE, AMBIENTE, SOCIEDADE E NUTRIÇÃO (TODOS OS DIAS)

38525 - PADRÕES ALIMENTARES, CONSUMO DE CAFÉ DA MANHÃ E ASSOCIAÇÕES COM TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO TRANSVERSAL DE BASE ESCOLAR
LUCIA HELENA ALMEIDA GRATÃO - UFMG, NAYHANNE GOMES CORDEIRO - UFMG, MILENE CRISTINE PESSOA - UFMG, THALES PHILIPE RODRIGUES DA SILVA - UFMG, LUANA LARA ROCHA - UFMG, MONIQUE LOUISE CASSIMIRO INÁCIO - UFOP, TATIANA RESENDE PRADO RANGEL DE OLIVEIRA - PUC-MG, CRISTIANE DE FREITAS CUNHA - UFMG, LARISSA LOURES MENDES - UFMG


Apresentação/Introdução
A adolescência é um período de transição e vulnerabilidades, em que as doenças mentais podem se desenvolver com mais facilidade. O número de fatores de risco para os quais os adolescentes estão expostos está diretamente associado a impactos na saúde mental. Acredita-se que os padrões alimentares não saudáveis podem atuar como fatores de risco no desenvolvimento de transtornos mentais comuns.

Objetivos
Analisar a associação entre padrões alimentares, consumo de café da manhã e a presença de Transtornos Mentais Comuns em adolescentes brasileiros.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal que analisou dados de 71.553 adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos, do Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes (ERICA). Foi realizada Análise de Componentes Principais para identificar padrões alimentares e Modelos de Regressão Logística para identificar as associações entre Transtornos Mentais Comuns, padrões alimentares e a prática alimentar de consumo de café da manhã.

Resultados
Foram encontrados dois padrões, um padrão de Alimentação Saudável e um padrão de Alimentação Não Saudável. Os adolescentes classificados no segundo (OR: 0,79; IC 95% 0,70 - 0,89) ou terceiro (OR: 0,86; IC 95% 0,77 - 0,96) tercil do padrão Alimentação Saudável apresentaram menor chance de apresentar Transtornos Mentais Comuns. Tomar café da manhã às vezes (OR: 0,71; IC 95% 0,61 - 0,83) ou quase todos os dias/todos os dias (OR: 0,54; IC 95% 0,47 - 0,62), diminuiu a chance de Transtornos Mentais Comuns.

Conclusões/Considerações
Este estudo observou que padrões alimentares saudáveis estão associados a uma melhor saúde mental em adolescentes. A promoção de hábitos alimentares saudáveis podem prevenir não apenas desfechos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, mas também doenças mentais em adolescentes, portanto, esses hábitos devem ser incentivados e promovidos.