SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)
|
41916 - VIGILÂNCIA DA ESPOROTRICOSE HUMANA NO DISTRITO SANITÁRIO - O LUGAR DA INTERSETORIALIDADE JULIANA SILVA DE ARAÚJO - UFBA, GABRIELA REBOUÇAS FERREIRA ABREU - SMS SALVADOR/ UFBA, LILIANA SANTOS - UFBA, ARIVALDO PEREIRA REIS JUNIOR - SMS SALVADOR, VICTÓRIA PAMPONET SOUZA VIEIRA - UFBA, MAINARA FREIRE CALAZANS SOUZA - UFBA
Apresentação/Introdução A Esporotricose é uma infecção fúngica que acomete principalmente pele e/ ou mucosas de diversos animais, sendo o gato a espécie mais acometida e principal responsável pela transmissão humana. A vigilância da Esporotricose deve incluir o controle de danos, riscos e causas, integrando diversas áreas de conhecimento, tais como política e planejamento, epidemiologia, ambiente e saúde.
Objetivos Descrever a situação epidemiológica da Esporotricose humana num distrito sanitário (DS) de Salvador, Bahia, destacando as ações de vigilância em saúde desenvolvidas no território para o enfrentamento da doença.
Metodologia Estudo observacional, transversal, utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A Portaria Municipal nº 191/2018 instituiu a inclusão da Esporotricose na lista de doenças e agravos de notificação compulsória no município de Salvador. Foram incluídos para a análise todos os casos de Esporotricose humana notificados entre 2018 e 2021 em um dos doze distritos sanitários que compõem o município. A incidência da doença, o perfil de morbidade e a rede de atenção à saúde foram descritos para caracterizar o problema sanitário no território.
Resultados O DS analisado lidera dentre outros distritos em número de casos acumulados da doença entre 2018 e 2021, com 53 registros. Observa-se tendência de crescimento dos casos no período, com maior taxa de incidência no ano de 2020, alcançando 8,15 casos novos por 100.000 habitantes. Mulheres (71,70%), pardos (52,83%), indivíduos na faixa etária 35 a 49 anos (26,41%) e de 50 a 64 anos (26,41%) caracterizam o perfil de morbidade. As 24 Unidades de Saúde que compõem o território, incluindo a atenção básica e especializada, são unidades notificadoras e desempenham ações de vigilância em saúde, em articulação com outros atores estratégicos como o Centro de Controle de Zoonoses e a participação popular.
Conclusões/Considerações A Esporotricose é uma doença negligenciada, de grande relevância na saúde pública do município e do distrito sanitário analisado, devido a sua magnitude, transcendência e condições de vulnerabilidade. Destaca-se a potência da intersetorialidade no enfrentamento do controle dos riscos, causas e danos, tendo em vista sua elevada transmissibilidade e severidade, devido ao diagnóstico tardio e desenvolvimento das formas graves e disseminadas.
|