Sessão Assíncrona


SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)

41826 - A PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO TERRITÓRIO, AMBIENTE E SAÚDE: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA REDE BASICA DE ENSINO, MATO GROSSO
SILVIA A GUGELMIN - ISC/UFMT, PABLO C ROCON - ISC/UFMT, RENI A BARSAGLINI - ISC/UFMT


Apresentação/Introdução
Mato Grosso tem se destacado como referência do agronegócio no país, com alta produção agropecuária, novas tecnologias e elevação do produto interno bruto. No entanto, esses indicadores escondem a concentração de renda, a desigual distribuição desses ganhos e os impactos pelo uso de agrotóxicos no ambiente e saúde das populações. Dentre as commodities produzidas encontra-se o algodão

Objetivos
Esse estudo busca analisar as percepções de professores(as) da rede de ensino básica sobre os impactos no ambiente, territórios e na saúde de trabalhadores pela cadeia produtiva do algodão em Mato Grosso.

Metodologia
Foram entrevistados(as) nove professores(as) da rede pública de ensino inscritos(as) no Curso “Cadeia produtiva do algodão e seus impactos na saúde humana e ambiental: O agir pela Educação!”, vinculado ao projeto de pesquisa “Campo ao Corpo”, aprovado pelo Comitê de Ética da UFMT. O material para análise foi produzido por meio do preenchimento de um questionário no Google forms; e por entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio digital. Também foi utilizado diário de campo para registro de notas sobre a pesquisa. Foi realizada análise de conteúdo temática sobre as entrevistas.

Resultados
Observa-se a partir das entrevistas a presença de contradições do modelo de desenvolvimento posto pelo agronegócio, justificado por um discurso sobre progresso. Sob tal ímpeto, há relatada intervenção nas escolas, algumas localizadas dentro de fazendas. Tais intervenções são traduzidas pela oferta de material didático que legitimam tal modelo de produção e, pela interdição de discursos em salas de aula ou materiais escolares que tratem dos impactos da cadeia produtiva do algodão na vida das pessoas. As(Os) professoras(es) também relataram o desconhecimento em relação aos impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana e ambiental, rememorando experiências de trabalho em lavouras

Conclusões/Considerações
A pesquisa releva como os impactos do uso de agrotóxicos e a concentração de renda produzidos pela cadeia produtiva do agronegócio são justificados por discursos de um futuro progresso para todos(as). Discursos que adentram o espaço escolar por meio de materiais didáticos e pela interdição da divulgação de dados que apresentem os impactos sociais, ambientais e na saúde das populações, produzindo perseguição política de professores(as).