Sessão Assíncrona


SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)

41411 - DESASTRE NATURAL NA REGIÃO DE SAÚDE VALENÇA, BAHIA, DEZEMBRO DE 2021. RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DE INTEGRAÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
ALEX SOUZA DE MIRANDA - SESAB


Período de Realização
Ações e integração da vigilância frete ao desastre e pós desastre de 24/12/2021 a 11/02/2022

Objeto da experiência
Atuação da vigilância em saúde em Desastres naturais - Inundação

Objetivos
Este trabalho tem como objetivo relatar a atuação e integração das equipes de vigilância em saúde dos municípios da Região de Valença e da Base Regional de Saúde de Gandu frente as inundações ocorridas em dezembro de 2022.

Metodologia
Para a obtenção dos dados de população atingida, foram organizadas planilhas em formato Excel para preenchimento por parte dos municípios afetados, com envio diário para a regional e sala de situação de saúde macrorregional. Para as doenças de notificação foram utilizadas planilhas paralelas enviadas por mídia social; Foram realizadas visitas para inspeção nos abrigos com questionário estruturado; Foi utilizado questionário estruturado para avaliação da condição de saúde das pessoas abrigadas;

Resultados
As coletas de dados mostraram o seguinte cenário: 19.281 atingidos; 7.845 desalojados; 776 desabrigados; 1.686 pessoas isoladas em áreas rurais. Quatro municípios registraram danos às infraestruturas de saúde e outros quatro apresentaram danos aos serviços essenciais: rede de abastecimento de água, energia elétrica. Foram instalados 10 abrigos com 420 pessoas alojadas. Doenças prevalentes foram as diarreias 888 casos, 22 casos de covid19 nos abrigos e 04 casos suspeitos de leptospirose.

Análise Crítica
É imprescindível que exista uma articulação entre as três esferas do governo. Não é possível que em uma situação de desastre existam sobreposições de atuação, ações desordenadas, levando as equipes de vigilância em saúde envolvidas, a realizar retrabalho. É preciso fortalecer as parcerias entre o Setor Saúde e as demais agências envolvidas com o tema Desastres nos territórios para minimizar os problemas de comunicação e da ordem.

Conclusões e/ou Recomendações
Institucionalizar o conhecimento através de Políticas Públicas voltadas para o tema Desastres (portarias, instruções normativas); Implementar o Plano de Preparação e Resposta (PPR) do Setor Saúde aos Desastres em todos os municípios da região de Valença.