SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)
|
41358 - MEIO AMBIENTE NO VOCABULÁRIO DESCRITORES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (DECS): ANÁLISE PRELIMINAR DE SUBCATEGORIAS HELOÍSE CANAL - UFRGS, ROBERTO VERDUM - UFRGS
Apresentação/Introdução O vocabulário controlado Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) é a referência para padronização da terminologia de termos, conceitos e temas relacionados às Ciências da Saúde na América Latina e Caribe. Ele está estruturado por índices hierárquicos do tipo Tree Structure, em que os termos e conceitos são agrupados em categorias e subcategorias (assuntos).
Objetivos Este estudo tem como objetivo identificar a organização da árvore terminológica relacionada às Subcategorias “Meio Ambiente” do vocabulário DeCS.
Metodologia Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e do tipo documental, tendo como questão norteadora: quais as categorias e terminologias relacionadas às subcategorias Meio Ambiente estão incorporadas no Portal Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)? Na seção de pesquisa livre do site do vocabulário, foi realizada a estratégia de busca pelo código da hierarquia de Meio Ambiente com o objetivo de recuperar sua abrangência no âmbito de categoria e sua posição específica na árvore de conceitos. Em seguida, foram selecionados os descritores inseridos nesta subcategoria. O agrupamento e a análise dos descritores foram realizadas pelo método de análise de conteúdo temática.
Resultados A Subcategoria Meio Ambiente está presente nas Categorias de Saúde Pública (SP), dentro das Subcategorias Saúde Ambiental (SP4) e Desastres (SP8), Categoria Assistência à Saúde (N), dentro da Subcategoria Meio Ambiente e Saúde Pública (N06) e Categoria Fenômenos e Processos (G), dentro da Subcategoria Fenômenos Biológicos (G16). Elaborou-se o agrupamento de descritores destas subcategorias por meio da listagem de quatro temas: 1) Elementos, processos e fenômenos relativos aos sistemas naturais; 2) Política/Monitoramento Ambiental; 3) Tipificação de Local; 4) Área de Conhecimento.
Conclusões/Considerações Concluiu-se que a árvore terminológica da Subcategoria Meio Ambiente do vocabulário DeCS está fundamentada em abordagens ecológicas e de planejamento/gestão ambientais. Tais abordagens têm como premissa uma noção de natureza como auto-organização e uma externalidade à apreensão humana. Considera-se que esta estrutura hierárquica pode estar para além destas duas abordagens, tendo em vista os vínculos territoriais dos diversos povos latino-americanos e caribenhos.
|